Confap divulga chamada para edital do Conselho Europeu de Pesquisa – ERC


A submissão dos trabalhos pode ser feita até o dia 31 de Maio e abrange pesquisadores em nível pós-doutoral

 

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) está com inscrições abertas para pesquisadores brasileiros em nível pós-doutoral, no âmbito de projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC).

A chamada para manifestação de interesse (Call for Expression of Interest) é para pesquisadores brasileiros que queiram integrar as equipes de Pesquisadores Principais do ERC, com projetos de curto a longo  prazo (até 12 meses), financiados pelo Conselho.

Os pesquisadores, em nível pós-doutoral, interessados em participar podem enviar suas propostas para as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) até o dia 31 de Maio. Podem ser submetidas pesquisas que sejam fomentadas pelas FAPs ou pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou ainda pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os projetos abrangem uma vasta área de campos científicos, que foram selecionados pela Comissão Europeia do ERC, dentre as quais: biologia e bioquímica estrutural e molecular; genética, genômica, bioinformática e biologia sistêmica; fisiologia e desordens neurais; imunidade e infecção; matemática; química sintética e materiais; ciência da computação e informática; engenharia de sistemas e de comunicações; engenharia de produtos de processos; meio ambiente, espaço e população; culturas e produção cultural; sinergia, dentre outros temas que podem ser conferidos no site do Confap.

As propostas aprovadas terão início no segundo semestre de 2017 e poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas. A incorporação dos pesquisadores brasileiros aprovados ao grupo de pesquisadores financiados pelo ERC será feita durante essas visitas, onde os pesquisadores receberão o suporte dos projetos ERC. Os pesquisadores brasileiros aprovados na chamada continuarão a receber seus salários ou bolsas de acordo com os termos e condições de suas Instituições.

Submissão das propostas

Para submeter uma proposta, o pesquisador brasileiro deverá verificar com a FAP do Estado onde ele atua, se a proposta dele atende aos critérios de elegibilidade. Após isso, o pesquisador deverá enviar uma carta de manifestação de interesse ao Confap para receber informações a respeito dos projetos fomentados pelo ERC que podem receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição dos projetos fomentados pelo Conselho Europeu, juntamente com o contato dos pesquisadores desses projetos.

O pesquisador deverá contatar o pesquisador principal para acordar sua participação e deverá receber dele e da instituição de destino, um aceite que é necessário para sua elegibilidade à submissão da proposta à respectiva FAP. Por fim, o pesquisador deverá submeter diretamente à FAP responsável, o currículo e o plano de trabalho, incluindo os recursos que o pesquisador principal e a instituição de destino providenciaram ao pesquisador brasileiro.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *