Fiocruz Amazônia promove curso sobre Prevenção e Vigilância da Malária na Região Amazônica
As inscrições podem ser realizadas até quinta-feira (31) pelas instituições às quais os interessados estão vinculados
Encerram nesta quinta-feira (31) as inscrições para o “II Curso de Formação na Gestão de Prevenção e Vigilância da Malária na Região Amazônica”. O curso tem o objetivo de fortalecer a capacidade científica dos profissionais da saúde para distinguir os principais aspectos biológicos, clínicos, terapêuticos e epidemiológicos da malária que possibilitem uma gestão adequada dos pacientes na Amazônia.
O curso é gratuito, em formato e-learning, desenvolvido com conteúdo detalhado, incluindo vídeos, animações e modelagem 3D. A atividade de formação é trabalhada em carga horária de 60 horas e duração de quatro meses, com enfoque no diagnóstico e manejo clínico da malária.
As inscrições podem ser realizadas pelas instituições às quais os interessados estão vinculados, com a indicação dos nomes dos alunos que irão fazer o curso. Para tanto, deve ser enviado formulário anexo preenchido com os nomes dos indicados, para os e-mails paulo.nogueira@fiocruz.br e marmutis@ioc.fiocruz.br, com o assunto II Curso de Formação na Gestão de Prevenção e Vigilância da Malária na Região Amazônica.
O curso utiliza ferramentas que permitem conferência e treinamento virtual (como Moodle e plataforma WebEx). Durante a realização as aulas serão realizadas duas avaliações: uma inicial e a outra após a conclusão do curso, com a finalidade de verificar o conhecimento alcançado.
Conteúdo
O conteúdo do curso foi produzido por especialistas em malária na Amazônia, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Serão 10 aulas, distribuídas em três módulos. A cada mês, um módulo estará disponível na plataforma, sendo a data de início de cada módulo acordada entre tutores e alunos.
As aulas também estarão disponíveis em espanhol e português. Os certificados serão emitidos pela UFMG, para estudantes aprovados e que tiveram participação em mais de 70% do curso.
A proposta do curso foi desenvolvida pela PS /OTTO junto à UFMG, Fiocruz Amazônia e Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O aporte financeiro vem do Programa Regional da Amazônia (PRA), por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Fonte: ILMD/Fiocruz Amazônia