Dispositivo que reproduz a condição de soldagem em serviço oferecerá segurança para profissionais da área metalúrgica
Pesquisa quer determinar os melhores conjuntos de parâmetros da soldagem a fim de evitar a perfuração durante a execução da soldagem em serviço
Um dispositivo capaz de simular, computacionalmente, o processo de soldagem em serviço está em desenvolvimento pelo pesquisador e doutorando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Antonio Alves. O equipamento reproduz a condição de soldagem em serviço utilizando a água como fluido que retira calor da chapa soldada. A pesquisa quer determinar os melhores conjuntos de parâmetros da soldagem a fim de evitar a perfuração durante a execução da soldagem.
A pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP), conta com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é realizada no âmbito do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduandos do Estado do Amazonas (PROPG-AM).
Segundo Alves, a soldagem em serviço é uma a técnica utilizada quando as tubulações que transportam os combustíveis, geralmente, fabricadas em aço, na sua maioria estão “enterradas”. Com o passar do tempo sob a ação do solo, acontece o processo de corrosão da parede do duto, ou seja, o duto começa a ficar mais fino, perde espessura, e se não houver uma intervenção para reparo, essa corrosão se agrava e pode ocorrer a perfuração da tubulação, provocando assim vazamento, com consequências drásticas do ponto de vista econômico e principalmente ambiental.
“Por exemplo, se um profissional realiza a soldagem que envolve uma fonte extremamente concentrada de calor, em uma parede de tubo já deteriorada pela corrosão, a principal preocupação é não perfurar o tubo, evitando assim uma explosão”, detalhou.
O pesquisador explicou que o dispositivo, projetado e executado dentro do laboratório do Grupo de Pesquisa em Soldagem e Junção (GPSJ), reproduz a condição de soldagem em serviço, no que diz respeito à retirada de calor do fluido transportado. A parte da simulação computacional é agora um dos pontos importantes analisados na pesquisa.
“Este estudo irá trazer um conjunto de parâmetros seguros, dentro de um mapa operacional que irá proporcionar maior segurança na hora da execução da soldagem em serviço, pois dentro deste mapa operacional o soldador poderá acessar de forma fácil e inteligível os parâmetros de soldagem adequada para diferentes espessuras de tubo e condição de retirada de calor” afirma o doutorando.
O pesquisador destaca também que o estudo irá trazer resultados positivos para o Amazonas na produção de conhecimento por meio da tecnologia como ferramenta do planejamento estratégico para o Estado.
“Dentro de um contexto amazônico, a médio e longo prazo a tubulação do gasoduto Coari – Manaus, assim como a rede dutoviária dentro do perímetro urbano da cidade de Manaus necessitará de reparo, haja vista a conhecida acidez do nosso solo”, explicou.
Internacional
A pesquisa foi apresentada durante o Congresso Internacional de Soldagem promovido pela American Welding Society – AWS, em Chicago, Illinois –USA, no mês de novembro de 2017.
“A participação foi excelente, foi a minha primeira vez fora do Brasil, primeiro congresso internacional. Uma experiência surpreendente compartilhar do mesmo espaço com as maiores referências mundial da área de soldagem. Foi possível participar de várias apresentações de trabalhos na área principalmente de simulação computacional de processos de soldagem. Fui acompanhado com o professor Sérgio Duarte Brandi, meu orientador, foi uma surpresa perceber que éramos os únicos brasileiros a representar uma universidade brasileira, no caso a USP”, disse.
PROPG-AM
O programa concede bolsas de mestrado e doutorado a profissionais graduados, residentes no Estado do Amazonas há, no mínimo, quatro anos, interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES em outros Estados da Federação.
Texto – Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon)
Fotos- Divulgação