Violência é dilema da sociedade pós-moderna, afirma pesquisa
30/06/2011 – Analisar a relação da violência com o conflito social. Esta foi a proposta da pesquisa intitulada ‘Violência e conflito na sociedade pós-convencional: os dilemas da razão prática e das relações de reconhecimento’, desenvolvida por Davyd Spencer de Souza, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O pesquisador acredita que as sociedades atuais apresentam traços do chamado conceito de pós-moderno. “Entretanto, o fato é que o projeto da modernidade ainda não foi concluído, de tal maneira que a pós-modernidade representa uma autor-reflexão da modernidade sobre si mesma, isto é, uma reflexão sobre suas ambiguidades e dilemas”, explicou.
A pesquisa teve financiamento do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Violência e o conflito social são resultados de problemas de ordem ético-moral
O pesquisador afirma que a violência nas sociedades modernas tem origem a partir de um problema de ordem ético-moral, cuja expressão coloca em evidência a fragilidade e o desvirtuamento do uso da razão prática, isto é, do seu uso ético e moral, como forma de coordenação das ações e comportamentos dos sujeitos no cotidiano da vida social.
“Isto se dá na medida em que a razão universalista, que marcaria a personalidade moderna dos sujeitos, perde espaço para um tipo de razão cada vez mais unilateralizada e vinculada aos desejos e egoísmos pessoais”, disse.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Souza afirmou que no fundo, trata-se de uma ruptura da razão intersubjetiva, isto é, da razão dialógica que se constrói mediante o diálogo permanente com o outro. “Em consequência, tem-se a emergência de uma razão fortemente subjetiva que produz a formação de personalidades altamente individualizadas”, explicou.
Apoio da FAPEAM
Para o pesquisador, o apoio da FAPEAM foi fundamental, visto que desde sua criação, há oito anos, ampliou-se os horizontes de grupos de pesquisa e de suas instituições no Estado. “Sem o apoio em termos de infraestrutura e de concessão de bolsas, a formação de uma inteligência local estaria prejudicada. Portanto, o apoio institucional da FAPEAM é fundamental para que os mestrandos e doutorandos possam se dedicar efetivamente ao desenvolvimento de suas pesquisas”, finalizou.
Sobre o Posgrad
O Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) consiste em apoiar, com bolsas de mestrado e doutorado, e auxílio financeiro, as instituições localizadas no Estado do Amazonas que desenvolvem programas de pós-graduação Stricto Sensu credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Sebastião Alves – Agência FAPEAM