Embrapa amplia seus produtos de Difusão Científica
16/06/2011 – Em comemoração ao ano em que completa seu 38° aniversário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) presenteia tanto a comunidade acadêmica quanto o público e lança três bases de dados digitais abertas com informações técnico-científicas para quem tem interesse em acessar as pesquisas com mais facilidade. São elas: o Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice), o Sistema de Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) e o mecanismo de busca Sistema Aberto e Integrado de Informações em Agricultura (Sabiia).
Essas bases são destinadas aos pesquisadores, analistas da Embrapa ou de instituições envolvidas com Ciência e Tecnologia (C&T), e também ao público não especializado. O objetivo é oferecer novos produtos de difusão científica, contribuindo para a ampla circulação de informação, além de oferecer oportunidade das informações técnico-científicas se integrarem à rede.
O que é o Alice
O Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) tem o objetivo de reunir, organizar, armazenar, preservar e disseminar, na íntegra, informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Por usar tecnologias padronizadas, adotadas também pela comunidade científica mundial, interage com os demais sistemas de acesso aberto e, por isso, integra uma rede global de informação científica.
Assim, além de poder contribuir diretamente para o aumento do impacto dos resultados de pesquisa, contribuirá também para uma maior visibilidade da Embrapa e de seus pesquisadores. Para acessar essa base de dados, clique aqui.
Infoteca-e
O Sistema de Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa, as quais se relacionam às áreas de atuação de seus demais centros de pesquisa.
Suas coleções são formadas por conteúdos editados na própria instituição (em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão), com linguagem adaptada de modo que produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola possam assimilá-los com maior facilidade, e, assim, apropriarem-se de tecnologias geradas pela Embrapa.
Clique aqui e acesse o serviço.
O Sabiia
O Sabiia é um mecanismo de busca automatizado que coleta e centraliza as informações de provedores de dados científicos de acesso aberto previamente selecionados.
Essa interface reúne informações sobre a agricultura e área afins, possibilitando o acesso ao texto integral de milhares de publicações científicas, disponíveis em diversas instituições nacionais e internacionais.
O Sabiia permite o acesso a documentos como: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, folhetos, teses, anais e atas de eventos, entre outros.
Quer saber mais sobre o Sabiia, clique aqui.
Redação: Nefa Costa
Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM



























