Ações da FAPEAM são destacadas pelo novo Conselho Superior
16/03/2011 – “Uma instituição jovem, mas com um desenho extraordinariamente inovador no cenário de C,T&I no Estado do Amazonas e que vem financiando ações, projetos e experimentos inovadores”, assim o pesquisador e membro do novo Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Denis Minev, definiu a instituição durante a cerimônia de posse e primeira reunião de trabalho do Conselho realizada na última sexta-feira, 13/05, na sede da instituição.
O Conselho, formado por 11 membros, é composto por pesquisadores e autoridades nomedas pelo governador do Estado para decidir e tomar as decisões estratégicas sobre a atuação da FAPEAM. Presidido pelo seretário estadual de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, conta ainda com nomes como Isper Abrahim Lima; Denis Benchimol Minev; Ulisses Tapajós Neto e Mario Neto Borges. E os pesquisadores Adele Schwartz Benzaken e Carlos Eduardo de Souza Gonçalves além dos representantes de instituições de pesquisas Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto; Niro Higuchi; José Maurício do Rêgo Feitoza e Roberto Sena Rocha.
Segundo Odenildo Sena, que estreou como presidente do Conselho, ele sente-se orgulhoso por presidir o órgão superior da FAPEAM, instituição que dirigiu por cinco anos e meio e que continua sua trajetória, desenvolvendo ações numa velocidade muito boa e de forma positiva.
“Pelo nível das discussões que tivemos aqui, acredito que todos estamos empolgados, pois foi uma das melhores reuniões do Conselho Superior da FAPEAM, pois saímos com resultados concretos, como a aprovação de duas propostas de complementação de bolsas, um encaminhamento para motivar a vinda de pesquisadores de outros países pra cá e contamos com uma boa representatividade, 80 % dos conselheiros”, destacou.
Para o presidente do Confap e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Mário Neto Borges, a reunião foi proveitosa, porque foi possível visualizar como a FAPEAM avançou nesses oito anos de existência. “É um tempo muito curto na história de uma Fundação e, no entanto, os números são muito positivos e mostram um cenário otimista. A criação de novas modalidades de bolsas para atração e fixação de doutores, entre outros assuntos tratados, mostram a importância do papel deste Conselho, que é discutir políticas importantes para o futuro da FAPEAM”, afirmou.
Um dos desafios da FAP do Amazonas é estimular o desenvolvimento do Estado de uma forma mais científica, buscando um crescimento tanto do conhecimento quanto do próprio do Estado.
Para a Dra. Adele Benzaken, representante da Fundação Alfredo da Mata, participar do Conselho é uma forma de marcar a presença das instituições públicas dentro da FAPEAM. “Este conselho é a prova da transparência das ações e das decisões que a FAPEAM vai tomar no futuro. É através desse Conselho, que no meu caso podemos representar as instituições públicas de saúde, para que as decisões da FAPEAM tenham também esse olhar pra saúde do Amazonas”salientou.
Resultados
Para a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o Conselho é fundamental, porque discute as novas empreitadas e os desafios a enfrentar e, ao mesmo tempo, observa as ações da FAP. O Conselho Superior da FAPEAM tem um caráter de órgão consultivo-deliberativo, tanto que já na primeira reunião foram criadas duas novas modalidades de bolsas necessárias.
Uma delas para que se possa operacionalizar um programa de formação de doutores em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e uma outra para incentivar e atrair doutores para o Estado do Amazonas, fora do âmbito do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) .
“Nós ficamos contentes com todas as deferências feitas à trajetória da Fundação, ao reconhecimento de que muito foi feito principalmente em áreas estratégicas para o Estado e, ao mesmo tempo, aos cenários em que eles vislumbram para o futuro da C,T&I no Estado, desafios que precisamos encontrar a melhor maneira para enfrentá-los”, ressaltou.
Diferente dos conselhos anteriores, que se reuniam duas vezes no ano, a partir de agora foi criado um cronograma para a realização de reuniões ordinárias de três em três meses. E sempre que houver necessidade os membros poderão ser convocado em caráter extraordinário.
Categorias que compõem o Conselho
O Conselho Superior da FAPEAM é formado pelo presidente e membros indicados pelo Governo do Estado:
Membros indicados pelo governo com reconhecido conhecimento científico e tecnológico ou em administração de empresas de base tecnológica:
Isper Abrahim Lima; Denis Benchimol Minev; Ulisses Tapajós Neto e Mario Neto Borges.
Membros representantes de entidades de pesquisas estaduais: Adele Schwartz Benzaken e Carlos Eduardo de Souza Gonçalves.
Membros representantes de instituições de pesquisas federais: Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto; Niro Higuchi; José Maurício do Rêgo Feitoza e Roberto Sena Rocha.
Ulysses Varela – Agência FAPEAM