Projetos de botânica e nutrição ganham destaque na Reserva do Juma
13/01/2011 – A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, localizada no município de Novo Aripuanã, distante 227 quilômetros de Manaus, tem recebido reconhecimento pelas ações de sustentabilidade. Uma delas, a ‘Climate Community and Biodiversity Alliance (CCBA)’, estabelece como a primeira área certificada por desmatamento evitado do Brasil e das Américas.
Outro destaque é o envolvimento de alunos da rede pública de ensino em pesquisas científicas promovida pelo Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
O objetivo é desenvolver as potencialidades florestais da reserva e das comunidades ribeirinhas que vivem na região. A Escola Estadual J W Marriot Jr, por exemplo, participou do PCE com cinco projetos voltados à nutrição e à botânica com a assistência técnica da profissional de Ciências Biológicas e colaboradora da FAS, Inês Cristina de Souza Alencar.
Segundo Alencar, os resultados das iniciativas voltadas à pesquisa científica são perceptíveis, principalmente, em relação à postura dos alunos em sala de aula. “Os alunos estão mais motivados, responsáveis, comunicativos, além de maior interesse pela leitura”, comentou.
Projetos destinados à implantação da horta medicinal e do cardápio escolar foram alguns destaques da escola. As pesquisas foram supervisionadas pela mestre em botânica, Maria do Perpétuo Socorro Lira, e pela nutricionista, Antonia Karoline Sales de Oliveira, com o apoio da Pastoral da Criança do Município de Novo Aripuanã.
“A horta medicinal é utilizada pela escola e o cardápio escolar foi adaptado à realidade da comunidade, com variedades alimentares como mingau de tapioca, mingau de arroz, peixes, opções que melhoraram significativamente a qualidade da alimentação da população da RDS do Juma”, destacou a coordenadora do FAS.
PCE/2011: meta é lançar livros e inscrever todas as escolas da reserva
De acordo com Alencar, a ideia para 2011 é lançar um livro com receitas à base de camu-camu, fruto existente em toda a Amazônia, rico em vitamina C. A bióloga também pretende inserir as quatro escolas existentes nas RDS do Juma, Mamirauá, Uatumã e Rio Negro no PCE com pelo menos dois projetos por unidade de ensino.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de educação estadual e municipal, que consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Quer saber mais sobre como participar do PCE/2011? As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro. Para ler o edital completo, clique aqui.
Foto 1 – Participantes do PCE/JUMA em 2010 – (Divulgação)
Redação: Margarete Rocha
Edição: Fábio Guimarães