Rendimento de alunos melhora com implementação de laboratório
12/01/2011 – A ciência está presente em nossas vidas diariamente. Envolver crianças e jovens por meio de experiências, fazendo com que percebam certos fenômenos do dia a dia é uma atividade fascinante. Visando despertar o interesse de seus alunos, a professora Roseane dos Santos Rocha, da Escola Municipal Professor Edinir Telles Guimarães, desenvolveu o projeto ‘Laboratório de Ciência: experimentando o futuro’.
A pesquisa, desenvolvida por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), teve por objetivo estudar o impacto que um laboratório causa na vida escolar dos alunos. Segundo a professora, o projeto ‘nasceu’ da necessidade de estruturar e adequar um laboratório de ciências na escola para que os alunos tivessem acesso à prática de ciências. “Posteriormente à implantação, poderíamos avaliar qual o impacto que estas mudanças trariam na vida escolar dos estudantes”, afirmou.
Após a implantação, o laboratório proporcionou a realização de aulas práticas na área de ciência mais atrativas, o que trouxe um interesse maior pela metodologia científica teórico e prática por parte dos alunos.
Rendimento escolar melhorou
Segundo Rocha, o rendimento escolar dos alunos aumentou após a implantação do laboratório. “Antes de participarmos do PCE e estruturarmos o laboratório na escola, um pouco mais da metade dos alunos obtinham notas acima de cinco. Após a implantação esse índice cresceu significativamente e a participação nas aulas de ciência passou de 38% para 62% com o laboratório”, relatou.
Ainda de acordo com a professora, o projeto permitiu aulas mais dinâmicas. “O Laboratório de Ciências na Escola atuou como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, incentivando o gosto e o interesse pela pesquisa nos educandos”, ressaltou.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de educação estadual e municipal, que consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Quer saber mais sobre os editais da FAPEAM, entre eles o PCE/2011? Acesse www.fapeam.am.gov.br
Foto2: Aulas de Ciências ministradas no laboratório (Foto: Divulgação)
Redação: Anamaria Leventi
Edição: Fábio Guimarães