Matemática é levada para cotidiano de alunos da rede pública


03/12/10 – As disciplinas escolares ganham nova dinâmica e firmam uma parceria maior com a ciência, ou seja, o conhecimento mediante a observação e a experiência. É o que tem sido presenciado na 2ª Mostra do Programa Ciência na Escola, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

Até esta sexta-feira, 3/12, Escolas da Rede Pública vêm expondo trabalhos com o objetivo apresentar a aplicabilidade do conteúdo aprendido em sala de aula. Como é o caso, do projeto “Matemática no cotidiano” do professor e coordenador, Raimundo de Souza Marinho, da Escola Estadual Marcantonio Vilaça, localizada na zona norte da cidade.

 

Segundo o professor Raimundo Marinho, a principal meta do “Matemática no cotidiano” é despertar o interesse pela disciplina por meio da observação de sua aplicação no dia a dia.

 

Os alunos do Ensino Médio foram a campo pesquisar a utilização da matemática em atividades corriqueiras como a de pedreiro, feirante, donas de casa entre outras ocupações. “O projeto me ajudou a perceber que a matemática é uma disciplina que está presente em tudo, como por exemplo: na hora de fazer as compras de mercado, de ver quanto deu a conta de luz, em levantar uma casa e aproveitar com precisão os espaços mesmo tendo um nível escolar baixo, como acontece com a maioria dos pedreiros e outras inúmeras aplicações”, afirmou a aluna participante do projeto, Stephany Lima, 2º ano.

 

“A proposta do projeto é justamente facilitar a aprendizagem e estimular os alunos a por em prática o que eles aprendem na escola, fazendo-os notar que o que é ministrado em sala de aula é valido no cotidiano e temos conseguido êxito”, explicou Marinho.

 

 

Redação:Margarete Rocha
Edição: Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM

 

 

 

         

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *