Meio Ambiente e Alimentação Saudável são temas de projetos durante a 2ª Mostra Pública do PCE


03/12/10 – Antes de pensar na preservação global da natureza é preciso cuidar do lugar onde se mora. A conscientização dos moradores é um grande passo no trabalho de proteção do planeta. Foi com esse propósito que os alunos da Escola Estadual Isaac Benzecry, na Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus, iniciaram o projeto “Fórum Escolar e Mídias”, com o foco voltado ao meio ambiente.

Um dos trabalhos apresentados durante a 2ª Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o “Fórum Escolar e Mídias” levou crianças e adolescentes a campo para captar imagens e informações sobre a realidade da comunidade e transformar em produção textual focada no tema.

Sob a coordenação da professora Ivane Bezerra da Silva, os alunos falaram da experiência de seis meses de estudos e trabalhos e mostraram gráficos. “Na comunidade foram entrevistadas 20 famílias sobre a forma como tratam o meio ambiente. Alguns prejudicam o lugar onde vivem. Temos que preservar o local onde moramos, porque fazendo a nossa parte, o mundo pode ficar muito melhor”, disse um dos estudantes durante a apresentação.

De acordo com Silva, os alunos interagiram com a comunidade, e transformaram-se em agentes multiplicadores da ideia de preservação. “Percebi que eles desenvolveram muito a criatividade. Muitos deles eram tímidos. Os rendimentos escolares aumentaram, o que é muito gratificante para nós que estamos no primeiro ano de projeto na FAPEAM”, ressaltou.

Outro projeto de destaque durante a 2ª Mostra Pública do PCE foi apresentado por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, localizada na zona centro-sul da capital. Com o tema “Alimentação Saudável. O corpo revela o que comemos”, a professora Viviane Lima, conseguiu envolver todo o ambiente escolar nas pesquisas sobre a forma correta de se alimentar, passando pela merenda escolar e pela alimentação na casa dos alunos. “A comunidade escolar percebeu a importância da alimentação saudável para a manutenção da saúde. O primeiro passo foi a avaliação da nossa merenda escolar”, explicou.

Dos estudos, surgiu um manual de alimentação saudável, onde o grupo sugere um cardápio diferenciado, observando os horários e a alimentação ideal, de acordo com a idade, em cada turno. Além dos cinco bolsistas do projeto e do apoio técnico, os demais estudantes também participaram na difusão de ideias como o aproveitamento de partes que são descartadas das frutas, por exemplo. “Estudamos as frutas regionais e as técnicas sustentáveis. Com o consumo das cascas e folhas de alguns frutos estamos otimizando os recursos naturais, reduzindo o lixo doméstico e contribuindo com o meio ambiente”, destacou a educadora.

Com a pirâmide alimentar, modelo utilizado para classificar os alimentos, os alunos mostraram a necessidade da implementação de um cardápio diferenciado nos três turnos, tendo como embasamento o valor nutricional pesquisado durante os estudos. A ideia, segundo os jovens cientistas, é multiplicar a prática em todas as escolas da rede pública.

Durante a 2ª Mostra Pública, serão apresentados 77 trabalhos, em uma parceria da FAPEAM com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As exposições e seminários acontecem até essa sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, no prédio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM (antiga Aldeia do Conhecimento) da Semed, na Rua Maceió, Adrianopólis, zona centro-sul de Manaus.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Venha conferir a 2ª Mostra do PCE:

Endereço: Rua Maceió, s/n – Prédio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), antiga Aldeia do Conhecimento.

Dias: 2 e 3 de dezembro

Horário: Das 8h às 17h

 

Alessandra Leite – Agência FAPEAM

 

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