Manaus ganha 1ª turma de Especialização em Jornalismo Científico em Saúde
18/11/10 – Na próxima segunda-feira, 22 de novembro, inicia o 1° Curso de Especialização em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde na Amazônia no Estado do Amazonas. A aula inaugural “Divulgação Científica na Televisão” será ministrada pelo jornalista e comunicador de ciência, Sérgio Brandão, às 8h, no Auditório Salão Canoas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), situado na Rua Terezina, 476, Adrianópolis.
A especialização é fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Fiocruz. Com uma carga horária de 400 horas, o curso abrangerá temas ligados à Comunicação da Ciência, Divulgação e Amazônia. Ao final, o aluno deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
De acordo com o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, há uma lacuna de profissionais com formação para a divulgação da ciência. ”Há uma carência muito grande de profissionais envolvidos na difusão da ciência. Algumas ações vêm sendo feitas e com resultados muito positivos como, por exemplo, a agência FAPEAM, que de certa forma vem suprindo um pouco essas carências. Mas a nossa intenção com a oferta dessa especialização é consolidar muito mais essa preocupação e o envolvimento dos profissionais, para que criem paixão pela difusão da ciência”, afirmou.
Segundo o coordenador da especialização Julio Schweickardt, o processo de seleção desta primeira turma foi realizado em algumas etapas. ”Nós tivemos duas etapas do processo de seleção, a primeira foi negociada juntamente entre Fiocruz e FAPEAM, onde direcionamos o recurso para jornalistas, pessoas de comunicação de instituições de pesquisa, e a segunda fase foi um edital aberto, onde recebemos inscrições de pessoas que estavam interessadas no curso. O critério foi sensibilizar os inscritos da necessidade de qualificar o profissional nessa temática de jornalismo científico”, explicou.
Desenvolvida em regime presencial em Manaus, a especialização tem carga horária de 400 horas/aula e tem por objetivo qualificar grupos de profissionais, desenvolver o campo de divulgação e do Jornalismo Científico em Saúde na Amazônia, além de possibilitar o desenvolvimento de algumas ferramentas, como o conteúdo teórico, bibliográfico e metodológico, voltados para o contexto Amazônico.
Saiba mais sobre o palestrante:
Sérgio Moraes Castanheira Brandão é jornalista e comunicador de Ciência. Formado em Engenharia Civil pela UFRJ (1972), com pós-graduação em controle de poluição na Inglaterra (1976), é diretor-geral da VideoCiência, produtora de vídeos e programas de televisão criada por ele em 1987, no Rio de Janeiro-RJ.
Brandão trabalhou sete anos na BBC, em Londres (de 1974 a 1981) como produtor, repórter e apresentador de programas de rádio, principalmente sobre Ciência e Tecnologia. Em 1981, já no Brasil, atuou como repórter e diretor de programas de televisão, nos programas Fantástico e Globo Repórter. Em 1984, participou da criação do Globo Ciência, programa do qual foi repórter e diretor-geral, até 1991.
Por sua dedicação ao jornalismo científico, Sergio Brandão ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior, como o Prêmio José Reis de Divulgação Científica do CNPq (1986) e o Prêmio Primo Rovis (1991), da Fundação Internacional Trieste para o Progresso e Liberdade da Ciência, Itália, além de duas indicações da Academia Brasileira de Ciências ao Prêmio Kalinga da Unesco para divulgadores de Ciência.
Anamaria Leventi e Fábio Guimarães – Agência FAPEAM
(Com informações da Fiocruz Amazônia)