Feira Tecnológica da Fucapi reúne projetos de C&T
12/11/2010 – A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) promove, até o dia 12 de novembro, a 7ª feira tecnológica da instituição, localizada na Avenida Governador Danilo de Mattos Areosa, 381, Distrito Industrial, zona sul da cidade.
A feira reúne projetos relacionados a Ciência, Tecnologia e Inovação produzidos pelos alunos da instituição. O objetivo do evento é mostrar ao público em geral as pesquisas realizadas, além de demonstrar a capacidade dos estudantes de desenvolverem ciência no Amazonas.
Um exemplo de projeto é o “Construmat”, que trabalha a matemática dentro da construção civil. De acordo com a diretora da Fucapi, Rosanna Lacouth, todos os projetos têm importância e isso faz com que o aluno traga para a praticidade o que aprende na teoria. “A turma participante incorporou o projeto e se disponibilizou a desenvolver toda a parte de engenharia. Isso influenciou bastante o ambiente, e alguns alunos do terceiro ano do Ensino Médio planejam fazer Engenharia devido a esse trabalho”, revelou.
Incentivo da FAPEAM
Atualmente, 33 bolsistas participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Conforme Lacouth, há 7 anos a Fucapi participava com apenas dois projetos. “Somos a única instituição particular que participa do programa. Dessa forma, acreditamos que o aluno internaliza a pesquisa, gerando motivação para iniciação científica”, destacou.
Ainda segundo a diretora, cada projeto dura em média seis meses para ser elaborado. “Essa iniciativa procura demonstrar que os alunos também podem criar e executar outras atividades, além de mostrar projetos internos de capacitação tecnológica, desde o Ensino Médio até a pós-graduação”, afirmou.
Outras parcerias
De acordo com um dos organizadores da feira, professor Dirceu Orione, a Fucapi desenvolve também projetos junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), objetivando aumentar a perspectiva de alunos que pretendem fazer curso de engenharia. “A intenção é divulgar trabalhos de pesquisas desenvolvidos para mostrar aos novos alunos que poderão fazer engenharia no futuro”, explicou. Para um dos alunos do Ensino Médio da Fucapi e bolsista do Pibic Júnior, Marcos Torres, estar na iniciação científica está sendo uma experiência excelente. “Estou muito feliz porque é mais uma chance de aumentar o conhecimento. Eu sempre tive muita vontade de ingressar no programa e agora, que tive oportunidade, não perdi tempo”, comentou.
Para mais informações sobre a feira, ligue para (92) 2127-3166
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior
Esse programa, desenvolvido em parceria com o CNPq, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de Ensino Médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.
Foto1: Evento acontece até o dia 12/11 (Foto: Dalva Berquet)
Dalva Berquet e Fábio Guimarães – Agência FAPEAM