Semana Nacional de C&T encerra com saldo positivo em todo Estado


24/10/2010 A 7ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT-AM) encerrou no sábado, 23 de outubro, com um saldo bastante positivo. Por dia, cerca de 2 mil visitantes compareceram ao evento. Um total de, aproximadamente, 12 mil circulantes até o encerramento do evento em Manaus.

align=left

vspace=5O estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), um dos mais frequentados, contou com a fundamental participação dos estudantes que tiveram a visita programada. Com a participação de 48 escolas estaduais, 49 escolas municipais e 7 instituições particulares, cerca de 4,8 mil estudantes passaram pelo labirinto.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) e diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, a semana foi um grande sucesso porque atendeu às expectativas de envolver o público na Estação Ciência na capital, no interior e nas instituições que estão de portas abertas para mostrar cada trabalho desenvolvido.

Desenvolvimento Sustentável foi tema

vspace=10Sena destacou que o processo de informação e conscientização sobre desenvolvimento sustentável e preservação do ecossistema é lento, porém foi alcançado um resultado dentro do esperado. “Pelo tema das atividades desenvolvidas nas instituições da capital e do interior do Estado, certamente conseguimos um avanço muito grande para conscientizar a sociedade de que o desenvolvimento sustentável não só é possível como também é absolutamente necessário para que todos aprendam a preservar e tirar proveito da biodiversidade”, enfatizou.

Sena afirmou que o mais importante foi o envolvimento da comunidade, com as atividades da semana. “Queremos que a sociedade se envolva e que saiba a importância da ciência na sua vida, porque tendo consciência disso passa a ser solidária com essas atividades”, explicou.

Evento em 2011

vspace=10Para 2011, a SNCT-AM deverá trazer certamente mais novidades, para tanto, a equipe organizadora deverá fazer uma avaliação para desenvolver novas ideias. “Vale destacar o sucesso do labirinto apresentado no estande da FAPEAM que atraiu a atenção de todas as pessoas dentro da Estação da Ciência. Esse foi o nosso objetivo: estimular o interesse da população para a conscientização sobre o tema da Semana”, concluiu.

Um dos pontos altos deste evento foi a interiorização das atividades nos municípios amazonenses, com uma vasta programação. Sena enfatizou a participação de pelo menos 1,6 mil pessoas nas atividades realizadas no município de Itacoatiara (a 286 quilômetros de Manaus), com apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o que, segundo ele, era inimaginável há alguns anos.

 

Difusão da ciência

vspace=10Segundo Sena, o sucesso da difusão da ciência é o resultado de um trabalho de vários anos do Programa de Comunicação Científica da FAPEAM. “A compreensão das pessoas acabou conseguindo pautar a ciência na mídia e isso, naturalmente repercute na cabeça da população no futuro. De qualquer modo, isso é um bombardeio no sentido mais positivo possível”, disse.

Ele enfatizou também que a Rádio Com Ciência, o Portal da Fapeam, a Agência Fapeam de Notícias, a revista Amazonas faz Ciência e as inserções da TV Fapeam na Assembleia Legislativa e na TV Ufam fazem com que essa difusão se multiplique. “Tudo isso é resultado de um conjunto de atividades que tem sido feito, que acaba envolvendo e mobilizando a sociedade”, finalizou.

Evento superou expectativas

vspace=10Na visão da secretária adjunta da Sect-AM e diretora técnico-científica da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o evento superou todas as expectativas, principalmente de dois públicos que ainda não tinham conseguido participar. Um deles composto por pessoas com deficiência, pelo esforço que fizeram em chegar até o local.

 “Todos os parceiros se esforçaram muito para oferecer atividades voltadas para as pessoas com deficiência, os estandes existentes tinham textos em braile. Nas palestras, havia um profissional para traduzir as mensagens na linguagem de libras e desta forma todas as pessoas tiveram a possibilidade de participar da programação”, comentou.

A outra conquista foi a participação do público adulto que compareceu em massa, mesmo tendo dificuldades de conciliar trabalho e estudo, não houve obstáculos para que participassem também desse evento. “Agora é partir para uma reunião de avaliação para discutir novos rumos, analisar o que fizemos e buscar melhorias”, destacou.

Para a chefe do Departamento Técnico Científico da Sect, Sílvia Paz, a experiência da semana de Ciência e Tecnologia, deste ano superou todas as expectativas. “Tivemos um público além do esperado, trouxemos um número de parceiros excelentes que apresentaram o que temos de melhor em ciência e tecnologia no Amazonas”, constatou.

De acordo com Paz, instituições públicas ou privadas puderam fazer um trabalho diferenciado atraindo um público cada vez melhor.

Segundo ela, para a próxima edição, a intenção é ampliar a parceria principalmente com as instituições para portadores de necessidades especiais. “Este ano teve uma participação ativa, pois todos os estandes estavam preparados para recebê-los”, finalizou.

 

Dalva Berquet e Cristiane Barbosa – Agência Fapeam 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *