FAPEAM lança 18ª edição da revista Amazonas Faz Ciência


20/10/2010 – A edição número 18 da revista “Amazonas Faz Ciência”, produzida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) será lançada nesta quarta-feira (20), às 19h, durante a abertura da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  

 

A publicação traz reportagens que abordam o universo científico, sobretudo as pesquisas realizadas a partir dos programas de fomento da instituição. A edição destaca na capa reportagem com tema voltado para o Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar a sociedade para a preservação das espécies.

 

Para o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, a revista Amazonas faz Ciência representa o desafio de ir além dos laboratórios, pois o periódico cria uma interlocução com a sociedade sobre o trabalho que vem sendo realizado com excelência pelos pesquisadores. “A ideia da revista é levar ao grande público notícias sobre ciência produzidas no Amazonas de forma leve e acessível a todos”, enfatizou Sena.

 

Na matéria de capa, “Biodiversidade, essencial para a vida humana”, o secretário da Convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU, Oliver Hillel, chama a atenção para a preocupação com a perda da biodiversidade, que, associada à questão das mudanças climáticas, é um dos desafios para a humanidade atualmente.

 

Segundo a previsão dos cientistas, citada na reportagem, até 2030 o planeta pode estar com 75% das espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. Atualmente o número é de 36%.

 

Outros temas são destacados na edição, como o modo de falar no Amazonas, apresentado no ‘Atlas Linguístico’ da professora doutora do curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Maria Luiza de Carvalho Cruz Cardoso. Ela explica que o projeto surgiu pela observação de que o Estado não tinha um histórico de trabalhos na área de Dialectologia. Há também a reportagem sobre a comunicação entre quelônios por meio de sons, uma descoberta – após dois anos de estudos – do cientista Richard Carl Vogt, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com apoio da FAPEAM.
 

Novas seções  

Desde a edição passada, a revista traz novas seções com o objetivo de promover uma maior interação com os leitores, como é o caso da seção Multimídia, que apresenta indicações de mídias digitais (CDs, DVDs, sites, blogs, etc.) feitas por pesquisadores, professores e personalidades e da seção Leitura Acentuada, espaço destinado à divulgação de livros feitos por cientistas, pesquisadores, estudantes e professores atuantes no Estado.

Dando continuidade ao enfoque para as personalidades dedicadas à Ciência no Amazonas, a seção Identidade revela um pouco da trajetória do cientista Adolpho Ducke, pesquisador que estudou com afinco a diversidade amazônica e hoje dá nome a uma das maiores reservas florestais do mundo, situada no entorno da cidade de Manaus.

 

Ouça a reportagem na versão para rádio na Central Multimídia

 

Serviço

 

Evento: 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Quando: 21 a 23 de outubro de 2010

Onde: Auditório do Clube do Trabalhador – SESI (Alameda Cosme Ferreira – Coroado)

Hora: Das 9h às 21h 

Edilene Mafra e Orestes Litaiff Rádio Com Ciência e Alessandra Leite – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *