Amazonas tem participação expressiva no Intercom Nacional
03/09/2010 – Caxias do Sul (RS)- O Amazonas está presente de forma expressiva no 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), que está sendo realizado desde a quinta-feira (02/09) até a próxima segunda-feira (06/09), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul.
Durante os dias do evento, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação do Amazonas estão participando com a apresentação de artigos científicos, retratando o avanço na produção acadêmica na área de Comunicação.
Na avaliação da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mirna Feitoza, a participação crescente neste evento de repercussão nacional está relacionada a dois fatores: em nível de pós-graduação, reflete o impacto do mestrado em Ciências da Comunicação da Ufam. Já no âmbito da graduação está relacionado à participação cada vez mais expressiva no Intercom Norte, por meio do Expocom , de alunos de instituições públicas e privadas.
“Isso indica um amadurecimento das Ciências da Comunicação no Amazonas”, frisou Feitoza.
Além disso, os trabalhos da graduação estão presentes no fórum da iniciação científica e não apenas nos trabalhos experimentais das disciplinas que cursadas nas faculdades, tal como o trabalho da aluna do 8º período de Jornalismo da Ufam, Susy Elaine Freitas, que apresenta trabalho intitulado “Crítica cinematográfica na web:um estudo sobre as resenhas do site “Cineplayers”, no Divisão Temática de Comunicação Multimídia na sessão do Intercom Júnior.
Com o apoio do Programa de Apoio à Participação em Eventos (Pape) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a mestranda em Ciências da Comunicação da Ufam, Anielly Dias, levou para discussão o trabalho “Os traços estéticos das Histórias em Quadrinho da Mafalda”, que será apresentado nesta segunda-feira (06/09) no Grupo de Pesquisa em Produção Editorial.
Dias destaca em seu artigo científico que a complexidade do mundo, através de seus elementos (cores, formas, tamanhos, volumes, etc), é uma das características explorada por artistas em suas obras.
Considerada como arte, as HQs utilizam esses elementos para transmitir informações, embora, o exagero nesses elementos possa gerar resultados negativos. “O artigo apresentado analisa cinco tiras da Mafalda, observando os traços artísticos sob olhar dos conceitos da estética”, informou.
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam