Começa, em Belém, o Fórum Nacional do Confap
02/09/2010 – Começou hoje (02/09), em Belém (PA), o Fórum Nacional do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Durante a solenidade de abertura, o presidente do Confap, Mário Neto Borges, destacou a “força e a importância do Confap no cenário da ciência e tecnologia do país”, enquanto o presidente da FAPESPA – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, Ubiratam Bezerra, deu as boas vindas aos presentes.
O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Maurílio de Abreu Monteiro, que encerrou a cerimônia oficial de abertura do evento, reconheceu o papel articulador do Confap, enfatizando a importância desta estratégia de convergência que, para ele significa melhores resultados, lembrando que, nesse caso, a parceria no apoio à pesquisa é fundamental. “Em nação pobre, não temos o direito de deixar de investir em C& T”, arrematou o secretário.
O encontro, que reúne os presidentes das 24 FAP’s que compõem o Confap, ocorrerá paralelamente com a 1 Reunião Técnica do Projeto SIGPAP (Sistema de Informação de Gestão de Projetos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e terá a duração de dois dias.
O diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, está em Belém e participa da reunião que tratará de diversos assuntos ligados a investimentos e ações na área de C&T em todo o país.
Sigfap
O outro objetivo do encontro é apresentar o software do SigFap aos representantes das fundações, bem como discutir possíveis melhorias para o sistema.
A reunião que abordará o tema é organizada pelas FAPs do Pará (Fapespa) e do Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), tendo como convidados as FAPs do Amazonas (Fapeam), Sergipe (Fapitec), Piauí (Fapepi), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg) e Paraná (Fundação Araucária), que já utilizam ou estão em processo de implantação do SigFap.
Agência Fapeam
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Confap)