Atenção ao idoso é tema de tese de doutorado financiada pela FAPEAM


01/09/2010 – Identificar a perspectiva de cuidadores familiares de idosos com diagnóstico de Mal de Alzheimer, este foi o objetivo da pesquisa de doutorado da enfermeira Ana Paula Pessoa de Oliveira, que acaba de ser concluída.

 

De acordo com as descobertas da pesquisadora, cuidar de um idoso portador de demência de Alzheimer é uma tarefa que demanda dedicação e preparo. “Na maioria das vezes, a família é a grande “cuidadora” nesse processo. A responsabilidade pelo cuidado direto fica a cargo de uma única pessoa, que acaba vivendo em prol do cuidado ao idoso”.

 

A pesquisadora afirma que geralmente é um familiar que assume a tarefa de cuidar do idoso, na maioria das vezes a mulher, a filha ou outra pessoa da família. “Sobre essa pessoa recai a maior carga física e emocional”.

 

vspace=10Segundo Ana Paula de Oliveira, o trabalho mostrou que o cuidador familiar de idosos merece um olhar mais atento. “O fortalecimento dos laços familiares é uma das principais finalidades da Política Nacional do Idoso, que foi criada para responder às crescentes demandas da população que envelhece no País”, destacou.

 

Etapa da pesquisa

Foram gravadas e, literalmente, transcritas e analisadas qualitativamente entrevistas realizadas com 20 cuidadores cadastrados na Associação Brasileira de Alzheimer do Estado do Amazonas (Abraz-AM) na cidade de Manaus, através de roteiro semiestruturado segundo a modalidade de história de vida temática.

 

Resultados

Os dados do trabalho demonstraram que os entrevistados são na maioria oriundos da área rural e têm entre 26 e 82 anos, sendo a grande maioria (17) mulheres. Eles possuem um nível socioeconômico e de escolaridade médio para alto, e a maior parte dos cuidadores (16) são casados, sendo que o grau de parentesco com o idoso na maioria dos casos (14) são filhos cuidando dos pais.

 

Sobre as dificuldades no dia a dia, de acordo com Oliveira, os cuidadores familiares relataram  passar por várias situações com as quais ainda não sabiam lidar, o que demonstra a importância de se dedicar atenção ao assunto.

 

 

 

 

Apoio/FAPEAM

Para desenvolver o trabalho intitulado: “O cuidado familiar na perspectiva de cuidadores de idosos com demência de Alzheimer”, a pesquisadora, vinculada à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou um intercâmbio com a USP de Ribeirão Preto.

 

Realizada no período de 2006 a 2009, a pesquisadora contou com o suporte do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Interinstitucional) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

 

 

Doença degenerativa

O Mal de Alzheimer, ou doença de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer é a forma mais comum de demência. Esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal, foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. A doença afeta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas.

 

Sobre o RH – interinstitucional

O Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas – RH – INTERINSTITUCIONAL- Fluxo Contínuo tem o objetivo de conceder bolsas de mestrado ou doutorado a profissionais participantes de Projeto Minter e Dinter ofertados no Amazonas, para a realização de estágio obrigatório nas instituições promotoras.

 

É um programa que consiste em apoiar, com bolsa de curta duração, alunos de mestrado e doutorado formalmente matriculados em curso de pós-graduação fora de sede ofertados em Manaus e credenciados pela Capes, para desenvolvimento de atividades acadêmicas na instituição parceira.

 

Vanessa Leocádio –Agência Fapeam

Atualmente a pesquisadora, que é coordenadora da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Estado do Amazonas (LAGGAM), promove trabalhos com universitários da área da saúde e é  orientadora regional e filiada à Associação Brasileira de Alzhemier (ABRAZ), além de participar, em Manaus, do Programa de Atenção à Saúde do idoso (Proav), que  realiza cursos de capacitação para os cuidadores de idosos e acompanhamento domiciliar.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *