Lesão medular é abordada em pesquisa de iniciação científica
19/08/2010 – Diagnosticar a evolução funcional de pessoas com lesão medular. Este foi o objetivo do projeto “Evolução Funcional de Pessoas com Lesão Medular após Atendimento no Proamde – Polo HUGV: um estudo retrospectivo”, realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic).
A graduanda em Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff/Ufam), Rosângela Oliveira Ouro, explicou que o estudo foi feito com pessoas submetidas à reabilitação da 2ª etapa do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde/Ufam), realizado no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).
Segundo a bolsista do Paic, a proposta do projeto foi um desafio e um exercício para a atividade de pesquisa científica, permitindo a continuidade e desdobramentos a outros projetos de pesquisa.
Sobre a pesquisa
Realizada durante um ano (2009/2010), a pesquisa iniciou com a seleção de coletas das fichas de pacientes com indicadores que identificavam a mobilidade no colchão, transferência e locomoção. "O interesse pela temática foi a partir da necessidade de verificar a evolução de pacientes que tiveram mais independência, desenvoltura, capacidade e potencialidade apresentadas nessa condição", afirmou.
A orientadora da estudante, professora Kathya Lopes, falou sobre a importância do trabalho ainda no âmbito da iniciação científica, destacando o próprio avanço das atividades de pesquisa. “Todos os aspectos em relação à pesquisa, devem ser cumpridos, pois isso leva ao amadurecimento e serve como guia para tomada de iniciativas”, disse a professora.
O trabalho foi exposto nesta semana durante a XIX edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic) da Ufam. "Os congressos de iniciação científica realizados na Ufam são o meio de incentivar, cada vez mais os estudantes envolvidos com a prática da pesquisa", destacou. O Conic iniciou na segunda-feira, 16 e encerra nesta sexta-feira, 20, no Campus Universitário da Ufam.
Sebastião Alves Filho – Agência Fapeam