Desperdício de embalagens é tema de pesquisa do Programa Ciência na Escola


05/08/2010 – Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Marcantônio Vilaça estão realizando uma pesquisa sobre o “Universo das Embalagens” com o objetivo de descobrir as vantagens, desvantagens do uso delas e qual é o destino final das embalagens dos produtos adquiridos no  dia a dia e na comunidade ao redor da escola.   

A pesquisa está sendo realizada por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) fomentado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Serão investidos cerca de R$4,27 mil. O estudo teve início em junho e deve finalizar em dezembro de 2010.

A coordenadora do projeto, Lílian Querino, afirmou que a expectativa é conscientizar os estudantes sobre o consumo moderado dos produtos por meio das embalagens. “Muitas pessoas compram os produtos pelas embalagens. Seja produtos alimentícios, escolares ou de limpeza, e a partir desta pesquisa de campo queremos conscientizá-los do desperdício desses materiais, que muitas vezes vão para o lixo”, disse. De acordo com Querino, ao conscientizar os alunos, eles podem levar os pais a refletirem sobre o assunto.    

Etapa da pesquisa 

A primeira etapa do projeto está sendo realizada por meio de um levantamento com alunos e servidores da escola sobre  quais  embalagens  são mais utilizadas por eles no cotidiano, identificando gêneros, tamanhos e formas desse tipo de material.

Num segundo momento, os estudantes vão buscar o embasamento teórico em livros e sites especializados no tema. “Queremos que os alunos aprendam sobre as consequências dessas embalagens para o meio ambiente” explicou Querino. 

Na terceira etapa os alunos vão percorrer as ruas ao redor dos bairros para fazerem um levantamento com a comunidade.

Tempo Integral

A Escola Estadual Marcantônio Vilaça fica localizada na Cidade Nova, zona Norte de Manaus, e funciona em tempo integral. De acordo com a coordenadora, pelo fato de os alunos estudarem durante os dois turnos a pesquisa se torna mais intensa. “Os alunos estão bastante empolgados. Eles estão fazendo um levantamento dentro da escola sobre quais as embalagens mais utilizadas pelos outros alunos”.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma ação criada pela FAPEAM com objetivo de estimular a participação de professores e estudantes da rede estadual e municipal de ensino público no Amazonas em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

O programa tem se mostrado uma estratégia bem sucedida na formação de pesquisadores ainda na fase escolar e conta com a parceria das secretarias estadual (Seduc) e municipais de ensino (Semed).

Vanessa Leocádio – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *