Fapeam e Ufam debatem programas de formação de recursos humanos em reunião
A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) se reuniu com a gestão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para discutir pontos sobre os programas voltados para a formação de recursos humanos em alto nível. O encontro foi realizado, na terça-feira (21/9), na sede da Fapeam, localizada na Universidade Nilton Lins.
Seguindo os protocolos preventivos de combate à Covid-19, participaram da reunião, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales; a diretora administrativo-financeira da Fapeam, Kathya Thomé; a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Andrade; o reitor da Ufam, Sylvio Puga; e a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Selma Baçal, dentre outros representantes da universidade.
Uma das pautas levantada na reunião foi sobre as modalidades de bolsas para Doutorado Interinstitucional (Dinter) além das bolsas em ‘Produtividade em Pesquisa’ (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Técnico e Científico (CNPq). A modalidade ‘PQ’ é para pesquisador que se destaca entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação, valorizando sua produção científica e/ou tecnológica.
“A Fapeam já vem realizando uma análise para verificar com o CNPq a possibilidade de abarcar as bolsas ‘PQ’ de pesquisadores amazonenses, assim como a possibilidade para criação de um ‘PQ Regional’. A Fapeam já vem trabalhando e negociando internamente”, disse a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.
Oferta de bolsas
É importante destacar que neste ano a Fapeam ofertou o maior número de bolsas já concedidas ao longo da história da Fundação com a oferta de 1.000 cotas de bolsas, para estudantes da capital e interior, nas modalidades de mestrado e doutorado. O apoio é por meio do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), que desde 2019 tem recebido novos impulsos do Governo do Amazonas, chegando, em 2021, a investimentos no Posgrad da ordem de R$ 30 milhões.
O Posgrad apoia ainda, por meio de auxílio pesquisa, 75 cursos de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) no Estado. Os PGSs atuam na busca de soluções para problemas regionais que afligem a sociedade.
Formação de Recursos Humanos
A ‘Formação Sustentável de Recursos Humanos CT&I’ é um das linhas de ação da Fapeam, na qual apoia, por meio de bolsas de estudos e auxílio financeiro, a formação de recursos humanos, residentes ou fixados no Amazonas, do ensino fundamental até o doutorado em instituições de ensino e pesquisa do estado ou de fora, fomentando fortemente a instalação de competência técnico-científica.
Por: Esterffany Martins
Fotos: Érico Xavier