FAPEAM apoia a criação da FAP de Rondônia para fortalecer região


08/07/2010 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) vai participar, no próximo dia 15 de julho, da Reunião de Apoio à Organização da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia. Na oportunidade, o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, vai destacar as principais atividades da FAP do Amazonas e as conquistas alcançadas durante os sete anos de existência da instituição.

 

O evento acontece no Hotel Rondon, em Porto Velho, e vai contar com a presença do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Jacob Palis Junior, de membros do ABC em Rondônia, dos professores Luiz Hildebrando Pereira da Silva, diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (IPEPATRO) e Rodrigo Guerino Stabeli, diretor do Instituto Fiocruz Noroeste, unidade descentralizada local da Fundação Oswaldo Cruz. 

 

vspace=10De acordo com Odenildo Sena, existe uma mobilização muito grande para a criação da FAP em Rondônia. “A FAPEAM foi a primeira da região Norte a ser criada em 2003. A segunda foi a FAP do Pará, há dois anos. É preciso estimular os outros estados da região Norte a criarem suas fundações. No Nordeste, por exemplo, todos os Estados já têm suas fundações. Quando criarmos fundações em todos os estados da região Norte, teremos mais força no cenário nacional”, destacou.

 

O diretor-presidente da FAPEAM afirmou, ainda, que durante o evento será mostrada a importância da FAPEAM para o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia na região. “Estou indo para ‘contaminar’ os gestores e mostrar a eles o que a FAPEAM vem desenvolvendo. Para que  se sensibilizem com a criação da FAP de Rondônia”.

 

Exposição

 

Segundo o assessor da presidência da Fapeam, Edilson Soares, a instituição vai participar também, entre os dias 15 e 18 de julho, em Rondônia, de uma exposição envolvendo diversas  FAPs. “Será um intercâmbio entre as FAPs. No nosso caso, estaremos distribuindo revistas, folders e livros com o apoio da FAPEAM e vamos expor dados sobre a fundação em banners”, destacou.

 

A exposição será aberta ao público, no horário das 20h às 23h, e destacará os programas e realizações das FAPs em seus respectivos estados. Também foram convidados especialistas em áreas de tecnologia consideradas como prioritárias para a Amazônia.   

 

Vanessa Leocádio – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *