PCE na zona rural: uma alternativa à merenda escolar
Os professores da zona rural de Manaus já começaram as atividades da edição 2010 do Programa Ciência na Escola (PCE), idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), realizado em parceria com as secretarias municipais e estaduais de ensino, respectivamente, SEMED e SEDUC.
Um destes projetos é o desenvolvido na Escola Estadual Mário Silva D’Almeida, localizada na área rural da Comunidade de Bela Vista (a 38 km do município de Manacapuru e distante 85 km de Manaus em linha reta). As atividades tiveram início no mês de junho, com uma Oficina de Redação oferecida aos alunos pelo professor Hashid Moraes.
“É fundamental que os alunos tenham noções básicas de redação, já que irão registrar diariamente as atividades para elaboração dos relatórios dos projetos”, contou Moraes.
De acordo com a diretora da escola, Danielle Mariam, os alunos fizeram campanhas de combate ao lixo e de conscientização sobre a conservação do meio ambiente. Ela contou que os estudantes visitaram as salas e os moradores nas redondezas da instituição, explicando o destino que deve ser dado à quantidade de lixo produzido e como ele pode ser reaproveitado.
“Os alunos trabalharam na campanha durante um mês, fazendo as visitas três vezes por semana. Com as visitas, eles conseguiram passar todo conhecimento previamente adquirido no decorrer do projeto desenvolvido no ano passado pelo PCE”, salientou a gestora.
Frutas e Verduras
Um dos projetos que já foram realizados na escola é o intitulado “ Cultura alimentar amazônica: produzindo e reproduzindo a cultura alimentar na escola”, coordenado pela professora Raimunda Santos, para conhecer a cultura alimentar dos moradores da comunidade Bela Vista, no que diz respeito a frutas, verduras e hortaliças, reproduzindo-as no terreno da escola e utilizando-as na merenda escolar.
“O PCE em nossa escola, está dando frutas e verduras, como cheiro verde, cariru, jerimum, maxixe, pimenta de cheiro, couve, banana e até maracujá. Esses produtos são usados na merenda, como a macarronada de cariru, a sopa com verduras, o suco, o arroz verde”, contou Mariam.
Segundo ela, os alunos estão de férias, mas assim que retornarem, serão ministradas aulas de informática com noções básicas de Word e Excel para que, além de organizarem as informações, possam elaborar o relatório que será enviado para a FAPEAM.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Camila Carvalho e Ulysses Varela– Agência Fapeam