Projetos de iniciação científica têm destaque em evento regional


O Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) continua rendendo bons resultados. Desta vez, duas acadêmicas do 7° período de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria Tereza Arrais e Camila Coelho Guimarães, apresentarão painéis de pesquisa no XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobep), no período de 5 a 8 de Julho, na Estação das Docas, em Belém-PA.

No painel “Prevalência de Lesões Orais em Crianças Portadoras de Neoplasias Malignas”, a bolsista do Paic Maria Tereza Arrais apresentará a pesquisa que objetivou verificar a prevalência de lesões orais em crianças portadoras de neoplasias malignas atendidas na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O estudo se deu por meio de análise de prontuários de crianças no período de outubro de 2009 a fevereiro de 2010 e foi coordenado pela professora doutora Tatiana Nayara dos Santos, da Ufam.

De acordo com Arrais, ter iniciado uma experiência em pesquisa científica tem sido gratificante como estudante. “Nos dá base para o mestrado e doutorado”, salientou.

Já no outro painel, denominado “Prevalência de Anomalias Dentárias em Pacientes Submetidos a Tratamento Ortodôntico”, a bolsista do Paic Camila Guimarães apresentará uma pesquisa que buscou identificar padrões específicos de anomalias dentárias em usuários de dentaduras. Durante seu estudo, foram avaliados 137 prontuários e a anormalidade que se apresentou com maior prevalência foi a agenesia (anomalia de desenvolvimento na dentição humana). Toda a pesquisa foi orientada pelo professor mestre José Eduardo Gomes Domingues, da Ufam.

Segundo Guimarães, iniciante também em pesquisa científica, o estudo é importante, pois além de capacitar os estudantes para determinadas áreas, serve de base para os levantamentos epidemiológicos nacionais. “Com a pesquisa, podemos conhecer mais sobre determinada anomalia e direcionar tratamentos melhores”, afirmou.

Para a doutora Tatiana Nayara Libório dos Santos, professora da Ufam, a iniciação científica dos acadêmicos é  fundamental, pois possibilita aos estudantes um primeiro contato com a área da pesquisa e o apoio da FAPEAM é fundamental, pois havendo mais interesses, há mais estímulos e, consequentemente, a pesquisa científica deverá despontar ainda mais em nossa região. “Os estudos realizados contribuem com o desenvolvimento da sociedade em geral”, frisou.

O trabalho dos acadêmicos também será apresentado na Jornada de Odontologia da Ufam, nos próximos 16 a 19 de junho, nas dependências do Studio 5 Mall, bairro do Japiim , zona sul de Manaus.

Sobre o Congresso

O congresso é um encontro anual realizado pela Sobep, entidade científica sem fins lucrativos, que congrega especialistas em Estomatologia, Patologia Oral, Radiologia Oral e Maxilofacial, Cirurgia Bucomaxilofacial, além de cirurgiões-dentistas clínicos e médicos.

Em sua 18ª edição, o evento enfatizará a importância do conhecimento por parte do cirurgião-dentista sobre o diagnóstico oral, com ênfase nas atividades clínica, histopatológica e na pesquisa científica, além de tópicos de interesse nas áreas de Dermatologia, de Otorrinolaringologia, da Cirurgia de Cabeça e Pescoço, de Infectologia e de Clínica Geral.


Carlos Fábio Guimarães- Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *