Fapeam recebe comitiva da Universidade Nilton Lins
Em reconhecimento ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) dispensado às instituições de ensino e pesquisa, fruto de um trabalho consolidado e compromisso com a ciência, tecnologia e inovação, uma comitiva da Universidade Nilton Lins reuniu-se nesta quarta-feira (15/12), com a direção da Fundação.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, avalia a iniciativa da visita como um retorno positivo do trabalho desenvolvido pela Fapeam, fruto da parceria entre as duas instituições. Na oportunidade, citou um dos programas da Universidade, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), apoiado pela Fapeam – o Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI), que capacita profissionais e proporciona o domínio dos conhecimentos e habilidades adequadas para dedicarem-se à educação superior, pesquisa e desenvolvimento, gestores e consultores em aquicultura.
“É um programa importantíssimo para a região Norte, que já formou vários mestres e doutores que se dedicam a essa área do conhecimento. O apoio à pesquisa aos estudantes de pós-graduação significa um bom retorno do trabalho da Fapeam”, ressaltou Márcia Perales.
A visita foi liderada pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Nilton Lins, Cleuciliz Magalhães Santana que, na oportunidade, apresentou um balanço das ações desenvolvidas com o apoio Fapeam, além de ressaltar que a instituição tem sido uma parceira importante no desenvolvimento das atividades de pesquisas de iniciação científica e tecnológica da universidade.
“A cada ano temos buscado aproximação com nossos parceiros mais importantes, exatamente, para apresentar uma prestação de contas com números e projetos desenvolvidos e resultados preliminares alcançados, a partir dos recursos obtidos em diversos editais da Fapeam”, disse Cleuciliz Santana.
Outro apoio comentado durante o encontro, foi o Programa de Apoio à Incubadoras (Pró-Incubadoras), incentivado pela Fapeam, que apoia a estruturação, o desenvolvimento e a interação de incubadoras de empresas, novas e existentes, para que estejam alinhadas ao Modelo de Centros de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), com objetivo de ampliar, expressivamente, o número e a qualidade de empreendimentos inovadores no Estado do Amazonas.
O coordenador de pesquisa da Universidade Nilton Lins, Marco Sartin, reiterou que a Fapeam tem desenvolvido um trabalho relevante em prol da pesquisa no Amazonas. “A Fapeam, como o nome próprio diz, ampara as pesquisas no estado, independentemente, de que seja uma instituição pública ou privada. A reunião foi para firmar o que já temos realizado em parceria e, o mais importante, tentarmos expandir a pesquisa junto com outros parceiros. A pesquisa significa conhecimento. É disso que precisamos para humanidade”, enfatizou.
Márcia Perales observa que o balanço apresentado pela Universidade Nilton Lins representa um retrato de como a instituição vê com bons olhos o trabalho da Fapeam, pela parceria, pelo número de oportunidades oferecidas à CT&I e, também, pelos investimentos e execução plena do orçamento nos últimos dois anos.
“Recebê-los aqui é uma forma de consolidar esses laços e criar boas expectativas para 2022. A Fapeam funciona por meio dessas parcerias. As chamadas públicas lançadas pela Fundação precisam de bons projetos para o alcance de resultados que impactem positivamente no desenvolvimento econômico, ambiental e social do Amazonas”, finalizou a diretora-presidente da Fapeam.
Também participaram da visita, pela Universidade Nilton Lins, os professores Elizabeth Gusmão, Carlos Felipe Guimarães e Rodrigo Gimbo. Pela Fapeam, as diretoras Técnico-Científica, Marcia Irene Andrade Mavignier, e Administrativo-Financeira, Kathya Augusta Thomé Lopes.
Por: Valdete Araújo/ Decon Fapeam
Fotos: Érico Xavier/ Decon Fapeam