CNPq comemora 59 anos de existência
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) comemora 59 anos de existência nesta terça-feira (18/05). Na cerimônia em Brasília, às 16h, ocorre a entrega da 5ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, além da outorga do título de Pesquisador Emérito e Menção Especial de Agradecimento aos oito agraciados de 2010.
O Prêmio que incentiva as reflexões sobre as relações de gênero no país é uma iniciativa do CNPq, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).
Criada em 2005, a premiação se realiza por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados. O objetivo é estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero no País, promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas, além de contribuir para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens.
Veja aqui os vencedores e seus trabalhos.
Fonte: MCT