Pesquisas em saúde no Amazonas são apresentadas em seminário


Apresentar os resultados de pesquisas voltadas para a área de saúde realizadas no Amazonas é um dos objetivos do Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) que acontece até esta sexta-feira (14/05) em Manaus.

 

As pesquisas são fruto do trabalho de pesquisadores após anos de estudos por meio do PPSUS da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com o Ministério da Saúde e CNPQ.

 

Mercúrio

 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/PESCADOR%20PEIXE_PACUS_002_RICARDO%20OLIVEIRA.jpgEntre as pesquisas apresentadas no primeiro dia, o trabalho: “Impacto da contaminação por mercúrio na Amazônia: Níveis de Mercúrio em pacientes Lúpus Eritematoso Sistêmico Atendidos em Laboratórios do SUS em Manaus” teve destaque. O coordenador do projeto e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Domingos Sávio Nunes Lima, destacou, durante a sua apresentação, os três fatores que contribuem para o aumento de casos da doença na cidade de Manaus.

 

Segundo Nunes, os principais fatores são hormonal, genético e ambiental. “O fator ambiental é muito importante, porque os peixes, por exemplo, ingerem elementos orgânicos dos rios e tudo isso vai parar na nossa cadeia alimentar”, destacou.

 

De acordo com Nunes, a pesquisa foi realizada a partir de amostras de cabelo de pessoas selecionadas por faixa etária e sexo. O pesquisador revelou que, de acordo com dados obtidos, 76% dos casos confirmados de mercúrio no organismo têm como prevalência o sexo feminino.

 

Cobertura

 

Para o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, a relevância do programa para o Amazonas é imensa. “O PPSUS tem um valor muito grande, porque contempla pesquisas que dão cobertura a doenças negligenciadas. Os resultados são capitalizados pelas secretarias estadual e municipal (Susam e Semsa) e até pelo Ministério da Saúde para melhor administrarem as políticas públicas que envolvem essas doenças”, disse.

 

Para as 17 pesquisas apresentadas durantes os dois dias (13 e 14/05) o edital do PPSUS 014/2006 da FAPEAM, que contou com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SUSAM), Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinou cerca de R$1,9 milhão para a execução dos projetos.

 

O seminário acontece até amanhã na sede do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), situado à rua Teresina, 476, no bairro de Adrianópolis, nos horários de 9h30 às 12h e das 14h às 16h45.

 

Durante a abertura, na quinta-feira ,estiveram presentes a diretora técnico-científica da Fapeam, Patrícia Sampaio, o representante do CNPQ, Marcos Vinício e as representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit), Ana Raquel Garcia e Thainá Batista.
 
O representante do CNPq, Marcos Vinício, afirmou que a parceria é fundamental para o fortalecimento do programa. “Essa parceria com a FAPEAM é muito importante, e estamos tendo resultados satisfatórios, por isso o CNPq tem interesse em participar sempre”. Ele destacou ainda que a avaliação que está sendo realizada é de suma importância para repercutir os resultados das pesquisas.

 

PPSUS

 

O PPSUS tem como objetivo apoiar atividades de pesquisa, com o aporte de recursos financeiros a projetos que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação da área de saúde, em temas prioritários para o Estado do Amazonas.

 

Confira a programação aqui.

 

Vanessa Leocádio – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *