Desafios no controle da malária serão abordados em reunião nacional
Você já deve ter escutado que a malária é uma doença grave e que pode ser transmitida por uma simples picada de mosquito. Mas também deve ter ouvido que apesar da gravidade da doença, nos últimos anos, o número de casos de pessoas infectadas tem diminuído consideravelmente.
É nesse sentido que medidas para reduzir o impacto da malária no país são debatidas nas Reuniões Nacionais de Pesquisa em Malária, que acontecem anualmente. Neste ano, a 12ª reunião será realizada em Ouro Preto, Minas Gerais, de 2 a 5 de outubro de 2010, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.
O tema principal desta 12ª Reunião é discutir a infecção pelo Plasmodium vivax (principal espécie de protozoário nas Américas e na Ásia), além de explorar os diferentes aspectos da malária humana, abrangendo novas abordagens e desafios no controle, bases imunológicas e moleculares determinantes da patogênese, bem como os novos avanços na área.
A reunião consiste em fórum privilegiado de discussões, que tem propiciado, ao longo de mais de 20 anos de existência, o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores brasileiros, estrangeiros e estudantes.
Na programação do evento, estão previstos minicursos, conferências, miniconferências, mesa redonda e apresentações de trabalhos em forma de cartazes. Uma das estimativas é que o evento colabore para o estabelecimento de políticas públicas que visem ao diagnóstico, tratamento e controle da doença.
Premiações
A 12ª reunião estará promovendo também o "Concurso Jovem Talento Brasileiro em Pesquisa de Malária", que vai homenagear o selecionado com a medalha Ruth Nussenzweig. O objetivo do concurso é premiar jovens pesquisadores que venham se destacando na área. Além disso, os melhores pôsteres apresentados durante a reunião também serão premiados.
Rede Malária
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) já atua no combate à doença. Uma de suas iniciativas foi o lançamento da Rede Nacional de Pesquisas em Malária (Rede Malária).
A Rede conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS) e das Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), do Mato Grosso (Fapemat), de Minas Gerais (Fapemig), do Pará (Fapespa), do Rio de Janeiro (Faperj) e de São Paulo (Fapesp).
Durante a 12ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, será realizada a 1ª Reunião de Avaliação das Redes de Pesquisa em Malária, no dia 2 de outubro. O encontro será destinado apenas aos grupos de pesquisa participantes e às agências de fomento.
Inscrições
As inscrições para participação e envio de resumos devem ser realizadas no site do evento. Para mais informações, acesse www.reuniaomalaria2010.com.br.
Luana Gomes e Cristiane Barbosa, Agência Fapeam,
com informações do site oficial da reunião