Amazonas lança Atlas de pesquisadores e divulga prêmio de desenvolvimento


Nesta quarta-feira (12), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), fará o lançamento do Atlas dos Cientistas do Estado do Amazonas, publicação que homenageia homens e mulheres que se dedicaram a estudar e se aprofundar nas temáticas amazônicas.

Na ocasião, o Ministério de Integração Nacional (MI) irá apresentar e divulgar o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: Homenagem a Celso Furtado. As atividades acontecerão no Auditório da Reitoria da UEA, situado à Avenida Djalma Batista, 3578, Bairro Flores, a partir das 9h.

O Atlas dos cientistas traz uma síntese da participação de 14 pesquisadores que desenvolveram trabalhos em diversas instituições no Amazonas, para possibilitar que os jovens e a sociedade amazonense conheçam esses cientistas e suas contribuições para o pensamento brasileiro. “A publicação valoriza e divulga a dimensão humana e institucional daqueles que ajudaram a construir a cidadania e o futuro do Estado”, ressaltou o secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Marcílio de Freitas.

Outra homenagem a ser feita está contida no Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: Homenagem a Celso Furtado, promovido pelo Ministério de Integração, por meio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional/SDR.

O objetivo da premiação é promover a reflexão sobre teoria e prática do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

Nesta primeira edição, será reconhecido o papel desempenhado pelo economista Celso Furtado como pensador, intelectual e gestor público. O homenageado foi idealizador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão vinculado ao Ministério de Integração Nacional. Ele foi o autor da obra Formação Econômica do Brasil, escrita há 50 anos.

Furtado elevou a questão nordestina a um nível nacional e introduziu a discussão regional na agenda de compromissos do Estado brasileiro. A homenagem reitera sua importância para o Brasil e para o Nordeste pela contribuição ao estudo dos problemas de desenvolvimento econômico e regional no Brasil.

No Amazonas, a realização do prêmio conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Sect e da UEA.

Segundo Freitas, o lançamento do Atlas dos Cientistas e a divulgação do Prêmio Celso Furtado constituem contribuições acadêmicas importantes para as áreas de educação, ciência, tecnologia e economia brasileiras. “Os professores e cientistas homenageados tiveram grande importância na construção de novos conhecimentos, na formação cidadã dos jovens amazonenses e no desenvolvimento socioeconômico do país”, reforçou o secretário.

Sobre o Prêmio de Integração Nacional

O prêmio é dividido em três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional e Projetos Inovadores para Implantação no Território.

Em cada categoria, serão premiadas as propostas selecionadas em: 1º lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito e a quantia de R$ 46,5 mil e 2º lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito e a quantia de R$ 23,25 mil.

 

(FONTE: Sect/AM)

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *