FAPEAM contribui para formação da 1ª mestra em Comunicação no Amazonas


Durante muito tempo, os programas de pós-graduação stricto sensu se concentraram, quase em sua totalidade, nas regiões Sul e Sudeste do país. Hoje, a implantação crescente de programas de pós-graduação nas regiões Norte e Nordeste vem mudando este cenário e elevando o nível de pesquisas científicas, principalmente no Estado do Amazonas. Neste panorama, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), com o financiamento de bolsas, coloca-se como uma das grandes propulsoras desta mudança

O resultado desse esforço já rendeu bons frutos e, mais recentemente, fez surgir a primeira mestra em Ciências da Comunicação formada no Amazonas e na região Norte. Trata-se da jornalista Márcia Daniella dos Santos, que defendeu, na última segunda-feira (26/04), a dissertação de mestrado intitulada: “Da pirâmide invertida à pirâmide multidirecional – a discursividade jornalística no Último Segundo”, que teve a orientação do doutor Evandro Catanhede, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/mestre1.JPGPara o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, a primeira defesa de mestrado na área de comunicação na região Norte reafirma os compromissos da instituição na formação de recursos humanos, desde o ensino fundamental até o pós-doutorado em variadas áreas do conhecimento no Estado do Amazonas.

“A primeira mestra em Ciências da Comunicação formada na região Norte representa o início de uma boa caminhada do PPGCCOM, principalmente numa área que a FAPEAM valoriza muito, a comunicação”, afirmou Sena.

De acordo com o coordenador do PPGCCOM da Ufam, Gilson Monteiro, a primeira mestra formada na região Norte é o resultado de um longo trabalho em conjunto com instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fapeam e o CNPq. “Agora é necessário manter a qualidade iniciada com essa primeira defesa de dissertação”, explicou.

Para a mestra, a conclusão da dissertação se deve a mais de dois anos de muito estudo e esforço. “Agradeço à FAPEAM pela concessão da bolsa sem a qual não teria conseguido finalizar esse trabalho”, ressaltou.

Além do orientador do trabalho,  a banca examinadora  foi composta pelo doutor em Linguística Sérgio Augusto Freire de Souza/Ufam e pelo doutor em Comunicação Walmir Albuquerque Barbosa/UEA.

 

A pesquisa

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/mestre2.JPGSegundo a pesquisa de Santos, a pirâmide invertida, um tipo de técnica usada pelo jornalismo que dispõe as informações em ordem de importância, da principal para as secundárias, começou a ser utilizada como padrão de redação jornalística pelos norte-americanos no final do século 19.

O modelo é reproduzido pelos jornais impressos até hoje e faz parte do processo de constituição da discursividade jornalística. A partir de 1990, com o desenvolvimento da internet e a concepção da World Wide Web, jornais impressos migraram para o ambiente virtual e novos tipos de informativos surgiram, é o caso do jornal on line Último Segundo.

A pesquisa observou se o texto jornalístico presente no site Último Segundo ainda seguia o modelo da pirâmide invertida. Também foi averiguada a mudança de sentido da discursividade jornalística. A investigação resultou em uma constatação: a existência de uma pirâmide aberta e multidirecional, ou seja, há várias informações relevantes distribuídas no corpo do texto.

 

 

 

Para outras informações clique aqui

 

Foto 1 – Banca examinadora composta por professores do PPGCCOM

Foto 2 – Evandro Catanhede (Orientador), Márcia Daniella (mestra), Walmir Albuquerque e Sérgio Freire (membros da Banca) – Fotos: Carlos Fábio Guimarães

 

Carlos Fábio Guimarães –  Agência Fapeam

 

Sobre a bolsa Mestrado/Fapeam

A Fapeam apoia a formação de mestres com pagamento mensal de uma bolsa de estudo no valor de R$ 1.356,00, para alunos matriculados em cursos sediados no Estado. Para alnos que fazem mestrado fora do Amazonas, a Fapeam paga mensamente uma bolsa de R$ 1.762,00, além do aixílio-instalação (pago em quota única no valor corrspondente a uma mensalidade).

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *