Fapeam divulga resultado de edital para apoiar Olimpíadas de Ciências


A prática do ensino de ciências nas escolas dispõe hoje de várias ferramentas para auxiliar o aprendizado. Entre elas encontram-se as Olimpíadas de Ciência. Evento que tem o objetivo de estimular alunos e professores a promover melhorias na qualidade da educação.

 

Aqui no Amazonas a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) apóia a realização de atividades na área por meio do Programa de Apoio às Olimpíadas em Ciência no Estado do Amazonas, que divulgou o resultado do edital 005/2009 na última semana.

 

De acordo com a decisão publicada no site da Fapeam a doutora em Química pela Universidade de Brasília (UNB) e professora de química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ivoneide de Carvalho Lopes Barros, teve o projeto Olimpíada Amazonense de Química aprovado.

 

A atividade contará com apoio financeiro em torno de R$ 34,9 mil para auxílio-pesquisa e mais R$ 12,8 mil para o pagamento das 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJR) e uma para  apoio técnico,

 

Segundo Ivoneide, o projeto foi idealizado para estimular e sensibilizar os alunos sobre a importância da Ciência. “Além dos exames para participação nas Olimpíadas, nós também realizamos cursos nas escolas, com aulas que vão além da teoria dada nas aulas. A partir de demonstrações de experimentos, mostramos a ciência como ela é”, destaca.

 

O apoio dado pela Fapeam para continuidade do projeto é considerado fundamental. “Nós temos muitos gastos na realização das Olimpíadas e, de vez em quando, temos que tirar do nosso próprio bolso. Essa aprovação por meio do edital da FAPEAM possibilitará a confecção dos materiais e as viagens para realização dos Cursos.”

 

Sobre o Programa

O principal objetivo do Programa de Apoio às Olimpíadas em Ciência no Estado do Amazonas  é apoiar a realização das Olimpíadas em Ciências, entendidas como instrumento de melhoria para os ensinos fundamental e médio, e também de identificação de jovens talentosos que possam vir a seguir carreira científico-tecnológica. Além de estimular a participação de estudantes e professores.

 

Para acessar a decisão, clique aqui.

 

Luana Gomes e Ulysses Varela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *