Dia Meteorológico Mundial promove reflexão sobre questões atmosféricas e climáticas
Em todas as atividades que fazem parte do nosso cotidiano existe a influência das condições do tempo. Nesses momentos, não nos damos conta de que existe uma série de profissionais altamente especializados que, com o uso da mais moderna tecnologia, trabalham dia e noite para pesquisar e prever as condições do tempo que iremos enfrentar. O registro dessas variações atmosféricas e fenômenos naturais é conhecido como Meteorologia.
Atualmente, a Meteorologia ocupa um lugar de destaque nas atividades humanas, já que a capacidade de prever os fenômenos naturais intensos, tais como terremotos, furacões, erupções vulcânicas, chuvas intensas, períodos de secas e de temperaturas extremas, determina o sucesso ou o fracasso de muitas das ações humanas.
Comemorado no dia 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído como reconhecimento à Organização Mundial de Meteorologia (OMM), com sede em Genebra na Suíça e representada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), responsável por unificar o sistema de pesquisas meteorológicas mundialmente e coordenar as atividades dos 188 países membros participantes a fim de gerar trocas de informações sobre o tempo, água e clima.
No Amazonas
De acordo com a dirigente do 1º Distrito de Meteorologia do Amazonas, Lúcia Gularte da Silva, a comemoração em Manaus será realizada nesta terça-feira (23/03) direcionada aos órgãos ligados às questões atmosféricas e graduandos de Meteorologia, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Amazonas (SFA/AM), localizada na rua Maceió, 460, no bairro Adrianópolis zona centro-sul da cidade de Manaus.
“Vamos falar dos 60 anos da OMM e de todos os avanços alcançados nesse período”, disse Silva.
O que faz um meteorologista?
A Meteorologia é uma recente área interdisciplinar com oportunidades para profissionais e pesquisadores. No Brasil é uma atividade em constante desenvolvimento.
Esse profissional executa previsões meteorológicas, dirige e orienta projetos científicos, pesquisa e avalia recursos naturais da atmosfera, além de planejar e dirigir a aplicação da Meteorologia nos diversos campos da sua utilização decidindo sobre tarefas científicas e operacionais.
Camila Cavalcante – Agência Fapeam