Aberta chamada para cursos de Comunicação Científica em 17 estados


O British Council e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) estão com inscrições abertas para uma nova chamada do programa Researcher Connect, que consiste em uma série de pequenos módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica. O foco dos cursos é o desenvolvimento de habilidades em comunicação para que sejam utilizadas por pesquisadores em contextos internacionais e multiculturais. Os cursos, ministrados em inglês, têm duração de 3 dias e serão realizados na instituição selecionada, no Brasil, entre 1º de julho de 2015 e 1º de março de 2016. As inscrições estão abertas até 16 de Junho de 2015,  23h 59min, horário de Brasília.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Esta edição do Researcher Connect é oferecida pelo Newton Fund Professional Development & Engagement Programme e é co-financiada pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), membros do CONFAP, que tenham aderido a esta chamada de propostas. São elas: FACEPE, FAPEAL, FAPES, FAPESQ, FAPERN, FAPITEC, FUNDECT, FAPESP, FAPEAM, FAPEG, FAPEMIG, FAPDF, FUNCAP, Araucária, FAPERJ, FAPESC e FAPEAP. Candidatos associados a essas FAPs podem submeter propostas, sendo uma por instituição para que esta sedie um curso para treinar 20 pesquisadores em qualquer disciplina ou área multidisciplinar. O processo de seleção estará focado no desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

Nesta chamada serão selecionados coordenadores de curso – pesquisadores ou professores de uma instituição de pesquisa ou de ensino superior nos estados contemplados – como representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Departamentos e programas de pós-graduação como candidatos elegíveis para realizar uma edição dos cursos do Researcher Connect em sua instituição. Coordenadores de 17 estados serão selecionados para ministrar até 26 cursos.

Segundo Camila Morsch, gerente do programa Newton Fund no Brasil, “a necessidade de publicar pesquisas é fundamental: quando revisada por colegas e validada pela comunidade científica, uma pesquisa pode ser melhor considerada para contribuir na construção de conhecimento. Existe, ainda, a necessidade de comunicar descobertas de pesquisa além da comunidade científica. Melhorar as habilidades de comunicação de pesquisadores pode ter um efeito benéfico não apenas nas performances e carreiras individuais, mas também na instituição onde os trabalhos são desenvolvidos e na sociedade como um todo, por meio do aumento do alcance e do impacto de suas pesquisas. Este é o motor por trás do desenvolvimento dos cursos do Researcher Connect.

Serviço

Candidatos devem submeter o formulário online de inscrição completo em inglês, que se encontra na página do Researcher Connect do British Council: http://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/researcher-connect-confap-2015-2016.

Os cursos deverão acontecer entre 1º de julho de 2015 e 1º de março de 2016.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre o Fundo Newton

Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osbourne em abril de 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes investirá £375 milhões (mais de R$ 1.700.000.000) em diversos programas que contemplam mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países. No Brasil, deverão ser investidos £27 milhões (aproximadamente R$ 94 milhões) até 2017. O fundo é parte do compromisso assumido pelo Reino Unido diante à comunidade internacional de promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes.

Fonte: Confap

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *