Ações de CT&I do Governo do Amazonas são destaque no painel temático na Arena Expo UEA Innovation


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) apresentou as ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas para fortalecer a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e destacou a importância do conhecimento científico produzido na academia  para o desenvolvimento da indústria, no IV Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão e Inovação (Enaepe) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

O painel temático “Visão do Polo Industrial x Academia” foi realizado na Arena Expo UEA Innovation, na tarde de quarta-feira (06/08), no Centro de Convenções Vasco Vasques, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. Durante o evento, o público presente participou da exposição e do debate de iniciativas inovadoras e disruptivas no contexto do Ecossistema Amazônico.

Painel temático na Arena Expo UEA Innovation-074

A rodada de conversa “Visão do Polo Industrial x Academia” foi coordenada pelo Superintendente Adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Valdenir Vieira, e contou com os discursos da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes da Silva, do professor Dr. Antônio Mesquita da UEA, do diretor executivo da Electrolux, Hamzah Ahmad Nasser e da empesária Mariana Barella, conselheira do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM).

A sinergia entre a academia e a indústria foi apontada pela diretora-presidente da Fapeam, Marcia Perales Mendes da Silva, durante o painel temático, como um importante ponto de convergência para a criação de um ecossistema de inovação que pode responder a alguns dos desafios e necessidades do setor industrial.

“Hoje, já não é mais necessário convencer ninguém da importância dessa interlocução entre a academia e o setor produtivo. Não estou dizendo que todos pensam igual, mas há uma prevalência de entendimento de que essa parceria é essencial. Os parceiros não precisam ser iguais. O que importa é a convergência de objetivos”, explicou Márcia Perales.

Os investimentos do Governo do Amazonas na área de CT&I foram destacados pela diretora-presidente da Fapeam, especialmente para  a  Formação Sustentável de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo apoio a formação de recursos humanos altamente qualificados para atuação não só na área acadêmica, mas nos mais diversos setores da economia, bem como para o empreendedorismo de base tecnológica.

“Os cursos de mestrado e doutorado não são apenas para quem quer seguir carreira acadêmica. Hoje, nossos mestres e doutores estão fazendo diferença em todos os setores da economia, inclusive na indústria”, destacou a diretora-presidente.

Painel temático na Arena Expo UEA Innovation-131

Painel temático

No painel temático, Márcia Perales apontou outras ações do Governo do Amazonas  para o fortalecimento do ecossistema de inovação,  que colocou o Amazonas em destaque no cenário nacional com o primeiro lugar como estado que mais apoia a formação de mestres e doutores com recursos oriundos do tesouro estadual. Além do investimento em CT&I de R$ 880 milhões de 2019 a 2025, que reposicionou a CT&I no Amazonas como área prioritária, estratégica e estruturante.

O diretor executivo da Electrolux, Hamzah Ahmad Nasser, destacou a importância de aproximar os universitários da realidade industrial, especialmente no contexto da Zona Franca de Manaus. Segundo ele, apesar de existirem programas de estágio bem estruturados, ainda há uma carência de preparo para as rápidas transformações da indústria moderna.

Nasser defende que os estudantes precisam ter contato direto com os desafios enfrentados pelas empresas, aplicando o que aprendem em sala de aula em ambientes reais, com foco em tecnologias como Indústria 4.0 e 6.0, robótica, biotecnologia e manufatura enxuta.

“Temos uma concentração de indústrias de alta tecnologia, biotecnologia, institutos de formação e isso nos dá uma oportunidade muito forte de preparar profissionais para o mercado mundial. A academia pode e deve servir como incubadora de novos profissionais. Estamos prontos para receber, treinar e construir juntos essa nova geração”, afirmou.

Enaepe

O Enaepe, que teve início na segunda-feira (04/08) e encerrou na quarta-feira (06/08), é um dos maiores eventos institucionais da UEA. A programação reúne anualmente a comunidade acadêmica, científica, empreendedora e a sociedade em geral, com o objetivo de fortalecer a articulação entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, social e cultural da região amazônica.

Com o tema “Universidade e Amazônia socialmente referenciadas e  sustentáveis”, o evento contou com mostras, rodas de conversa e a Arena Expo UEA Innovation, que reuniu vários painéis temáticos e ciclos de debates.

 

 

Por: Ana Kelly Franco e Diovana Rodrigues/ Decon Fapeam 

Foto: Ayrton Lopes/ Decon Fapeam 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *