Ações de interiorização da FAPEAM alcançam alunos das principais universidades do Estado


18/10/2012 – Com o passar dos anos, mesmo a melhor das tecnologias acaba ficando obsoleta. As máquinas travam e acabam tendo de ser substituídas e tudo isso depende, invariavelmente, do potencial humano para funcionar.

Pensando nisso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) tem investido, cada vez mais, em ações de interiorização de pesquisas e na capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento socioeconômico.

Na manhã da quarta-feira (17), a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, palestrou para 200 alunos finalistas do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e expôs a necessidade de capacitação diária de recursos humanos para o desenvolvimento dos municípios.

“Não vamos mudar a realidade do nosso Estado se não interiorizarmos o conhecimento. Temos de ser criativos, criar novos instrumentos para adquirir conhecimentos para chegarmos ao desenvolvimento. Nesse contexto, a interação interinstitucional é primordial”, enfatizou Maria Olívia.

A palestra foi transmitida por meio da ferramenta Internet Protocol Television (IPTV) para os estudantes e profissionais de educação de Anori, Apuí, Beruri, Jutaí e Tapauá. Por meio da tecnologia, os professores e alunos dos municípios podem interagir em tempo real com os palestrantes.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da UEA, Elisabete Brocki, ressaltou a importância da FAP para a formação dos alunos no curso de tecnologia de alimentos.

“Estamos formando alunos que agora detêm o conhecimento e a tecnologia para transformar as potencialidades regionais em produtos. A perspectiva é que eles caminhem para a criação de empreendimentos, empresas de consultoria e possam então disseminar o conhecimento em suas comunidades ou ainda continuar com a formação acadêmica. Eles têm uma ajuda muito bem-vinda, que é da FAPEAM, por meio de seus editais, e agora é ir em busca por mais desenvolvimento”, afirmou.

Cenário de pesquisas no AM

Na ocasião, a diretora-presidenta da FAPEAM expôs aos alunos o atual cenário das pesquisas no Amazonas, com maior concentração dos grupos de pesquisa em Manaus, e os incentivou a dar continuidade na formação acadêmica ingressando em cursos de mestrado e doutorado.

Atualmente, o Amazonas possui 1,2 mil mestres e 886 doutores em todo Estado e 29 instituições de ensino com campis na capital e interior. São sete unidades do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), cinco campis da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e 15 unidades da UEA.

Para fomentar a interiorização das pesquisas, a FAPEAM reverte 30% do orçamento em ações no interior, por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização).

No período de 2003 a 2012, a Fundação formou 106 mestres e 28 doutores com bolsas do RH-Interiorização. “Não posso ter gênios na pós-graduação, se não tenho conhecimento científico nos ensinos Fundamental e Médio. E vocês, futuros tecnólogos podem fazer parte desses projetos ainda dentro da escola”, ponderou a diretora-presidenta.

Pensando na base do conhecimento, a FAPEAM já realiza desde 2003 dois programas voltados a crianças e jovens: o Jovem Cientista Amazônida (JCA), no qual pesquisadores desenvolvem estudos com jovens, e o Programa Ciência na Escola (PCE), no qual estudantes de escolas públicas desenvolvem projetos de pesquisa sob coordenação dos professores.

Desafios para 2013

O Programa Ciência na Escola, atualmente, abrange 22 municípios, 144 escolas e contempla 59 projetos com 5,3 mil bolsas. “Nosso objetivo é diversificar esse quadro, englobando mais municípios”, disse Maria Olívia Simão.

Para interiorizar a Ciência, Tecnologia e Inovação alguns desafios precisarão ser vencidos. Para 2013, entre os objetivos da FAPEAM relacionados ao interior do Estado estão: inovar e fortalecer os cursos de pós-graduação; incentivar a criação de novos cursos; fortalecer e ampliar os grupos de pesquisa no interior; fomentar ações de qualificação de recursos humanos e incrementar as ofertas de bolsas nos programas que atendem ao interior.

Conheça o RH – Interiorização

Conheça o Programa Jovem Cientista Amazônida

Conheça o Programa Ciência na Escola

 Camila Carvalho – Agência FAPEAM

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