Água é tema de conferência internacional em Manaus


Pesquisadores dos cinco continentes estão reunidos em Manaus para debater o uso sustentável da água na Conferência Internacional Wits Manaus 2009, organizada pela Universidade do México. Com o tema "O Papel da Inovação e Tecnologia na Sustentabilidade dos Recursos Hídricos", o evento, que teve início nesta segunda-feira (23) no Hotel Tropical de Manaus, encerra nesta terça-feira (24) e faz parte da programação da  5ª  edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009).

Na abertura da conferência, na manhã desta segunda-feira, o presidente da  conferência, Raul Gouvêa, da Universidade do México, disse que essa é uma  oportunidade rara de reunir pessoas de todo o mundo para discutir e elaborar  propostas para uso racional das águas a longo prazo.

O gerente de comunicação da  Unidade de Produção e Exploração da Petrobras  no Amazonas, Mauro Martinez, ressaltou  a importância  estratégica do evento  para o desenvolvimento regional. "Os estudos e pesquisas que estão sendo  apresentados na conferência servirão de base para que a empresa possa  adotar uma política de qualidade e segurança no manejo dos recursos hídricos", frisou. 

align=left A representante da Suframa Ana Maria afirmou que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso a água e que a nossa história nega o rio. “Os bairros de Manaus se desenvolveram de costas para o rio”. 

Houve também o seminário sobre “Alternativas Sustentáveis da Aquicultura na Amazônia”, onde se discutiu a cadeia produtiva da psicultura no Amazonas, o panorama da Aquicultura na Amazônia e criação de peixes em canal de igarapé.

Nesta terça-feira (24) está programado para acontecer às 9h30 uma apresentação do pesquisador Daniel Borges Nava, intitulada “A Política Estadual de Recursos Hídricos”, e “Prosamim – Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus”. Confira a programação completa no site da Fiam.

 

Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *