ALE-AM homenageia 45 anos do Instituto Euvaldo Lodi no Amazonas


Na cerimônia, realizada no plenário do parlamento, estiveram presentes várias autoridades e representantes de instituições parceiras do IEL. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) foi representada pela diretora técnico-científica, Andrea Waichman

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) realizou, na última quarta-feira (21/10), uma sessão especial em homenagem aos 45 anos de atividades do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Amazonas. Integrante do sistema da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o IEL ao longo dos anos tem contribuído para o aperfeiçoamento profissional em todo o País, qualificando recursos humanos, além de prestar serviços nas áreas de inovação e tecnologia, educação empresarial, estudos e pesquisa, e desenvolvimento de estágios e carreiras.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Adjuto Afonso (PP-AM) no sentido de reconhecer a importância do IEL no Amazonas na capacitação de empreendedores e profissionais para o desenvolvimento da indústria amazonense.

????????????????????????????????????

Vice-diretor da Fieam e diretor do IEL-AM, Nelson Azevedo e diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, representou a instituição na solenidade. (Foto:Júlio César Guimarães/Ag.Fapeam)

Na cerimônia, realizada no plenário do parlamento, estiveram presentes várias autoridades e representantes de instituições parceiras do IEL. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) foi representada pela diretora técnico-científica, Andrea Waichman, que enalteceu a importância do IEL na qualificação profissional no Amazonas “tanto que, ao longo dos anos, temos firmado parcerias com o Instituto para fortalecer cadeias produtivas e aproximar as universidades do setor produtivo, em busca de soluções às demandas”. Na oportunidade, a Fapeam foi agraciada com um certificado de honra ao mérito pelas ações em parceria com o IEL-AM.

Na ocasião, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e diretor-presidente do IEL, Nelson Azevedo dos Santos, afirmou que a instituição sempre buscou a integração entre as empresas e os centros de conhecimento como a Fapeam.

“Fazemos a ponte entre as universidades, faculdades, outros centros de conhecimento e a cadeia produtiva com o objetivo de gerar pesquisa tecnológica conjunta e contribuir para o melhor nível de competitividade da indústria brasileira’, resumiu Azevedo dos Santos.

 

Parceria

Desde 2009, a Fapeam tem investido na transferência de conhecimento das universidades para o setor produtivo por meio da inserção de estudantes de graduação nas empresas. Sob a orientação de professores universitários, os alunos executam projetos específicos que atendam às necessidades de desenvolvimento dos negócios.

Entre essas ações, está o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec) em parceria com o IEL na qual estudantes de nível Superior e/ou Superior Tecnológico, sob a orientação dos professores, atendem as demandas de micro e pequenas empresas no ramo da indústria, comércio ou serviços, com a execução de projetos de pesquisa nas áreas de empreendedorismo, inovação, tecnologia e gestão.

O governo do Estado, por meio da Fapeam, também executa em parceria com o IEL o Programa de Apoio à Gestão de Negócios Inovadores (Pró-Inovar) que tem como objetivo a promoção de atividades de formação, acompanhamento, consultoria técnica e direcionamento estratégico na gestão de projetos inovadores das microempresas e empresas de pequeno porte inovadoras contempladas no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pappe) na modalidade de subvenção econômica.

Ações para o desenvolvimento

Dirigido pelo vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, em 2015, o IEL já realizou 151 cursos, no Centro de Treinamento do Instituto, nas empresas (in company) e nas escolas e universidades que demandam seus serviços. Além de cursos, a instituição também desenvolveu, até este mês, 693 palestras com foco na gestão de excelência de carreira e inovação.

Para aproximar acadêmicos ao setor produtivo, o IEL promoveu, ainda, a inserção de 185,8 mil universitários em estágios na indústria, comércio e serviços. “Por meio do estágio, firmamos a verdadeira parceria entre os centros de conhecimento e empresas”, disse Azevedo, segundo a assessoria da Fieam.

Agência Fapeam

Leia as matérias publicadas nesta quinta-feira (22/10):

Confap e Royal Academy of Engineering lançam chamada na área de Engenharia pelo Fundo Newton

Pesquisadores identificam hormônios sexuais da broca-do-cupuaçu que podem auxiliar a conter pragas em cupuaçuzeiros

Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente divulgam vencedores

Finep lança programa para apoiar startups

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *