Aleam homenageia FAPEAM e discute mais investimento em ciência no Amazonas


18/04/2013 Uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) busca aumentar o percentual de investimentos em Ciência e Tecnologia, de 1% para 2%, no Estado. O projeto, que se refere aos recursos provenientes da arrecadação tributária, é de autoria do deputado estadual José Ricardo Wendling. O tema entrou na pauta da Aleam na tarde desta quarta-feira (17/04) durante uma sessão de homenagem aos dez anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Wendling, que também preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Aleam, propôs a homenagem à FAP. Segundo o deputado, a instituição é reconhecida em todo o Brasil por sua atuação. “Desde a sua criação, muitos foram os avanços promovidos pela FAPEAM, com ações e programas implementados, envolvendo milhões de reais e mostrando porque a entidade figura, hoje, entre as fundações de amparo à pesquisa que mais se destacam no País”, comentou Wendling.

Presente na sessão, a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, agradeceu o reconhecimento da Aleam. “É um feito histórico para o Amazonas ter uma Fundação de Amparo à Pesquisa completando dez anos, pois a FAPEAM foi a primeira desta região. Muitos desafios foram enfrentados, muitos caminhos tiveram que ser construídos e muitas pessoas e instituições tiveram que se doar para este momento chegasse e, em chegando, viesse trazendo uma instituição vigorosa e, sobretudo, mostrando comprovada importância para o desenvolvimento do Amazonas", frisou.

Na ocasião, a gestora destacou o apoio incondicional do governador Omar Aziz pela consolidação institucional que garantirá sua perenidade como patrimônio das atuais e futuras gerações. "Estamos tendo total apoio do governador para a estruturação da FAPEAM para que, em muito breve, tenhamos nosso quadro permanente de servidores e a institucionalização de um Plano Estadual de Cargo, Carreira e Salários de Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos primeiros, fora do eixo-sul-sudeste", declarou.

 

         src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/ALEAM-FAP.jpg

Dez anos

No dia 21 de maio, a FAPEAM completa dez anos de atuação. Durante a sessão desta quinta, Maria Olívia Simão destacou a atuação de seus antecessores na presidência da instituição, os professores doutores José Aldemir de Oliveira (de maio de 2003 a julho de 2005) e Odenildo Teixeira Sena (de julho de 2005 a janeiro de 2011). "Saúdo de maneira especial os amigos José Aldemir, Nídia Fabré e Odenildo Sena que me antecederam na missão de dirigir a Fundação. Pessoas extremamente idôneas, comprometidas institucionalmente e com quem muito aprendi e me espelhei para dar continuidade à execução dos planos de longo prazo que forjou o cenário atual de C,T&I no Amazonas", frisou.

A diretora-presidenta também enfatizou o trabalho da equipe da FAPEAM. “Gostaria de fazer uma saudação especial à equipe aguerrida, coesa e motivada da FAPEAM, que acredita no projeto, e que está inserida num cenário de grande aprendizado”, disse a diretora-presidenta.

         src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/FAP_0016.jpg

Na solenidade, o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti/AM), Odenildo Sena, lembrou que foi Oliveira quem “abriu a estrada” para o Amazonas trilhar em direção ao conhecimento científico e tecnológico já que, em 2003, a FAPEAM era a única fundação de apoio à pesquisa na Região Norte.

“Gostaria de destacar dois processos históricos na trajetória da instituição, o primeiro relacionado à mudança de paradigma, em que a ciência passou a ser um fator indissociável do desenvolvimento regional e o segundo é que a FAPEAM se tornou um modelo de fundação de amparo à pesquisa na região Norte”, destacou Sena.

Mais recursos para ciência

Para Wendling, a FAPEAM alavanca investimentos em ciência e tecnologia e forma mão-de-obra especializada. “Precisamos ampliar mais ainda esses recursos, para que a ciência e a tecnologia transformem-se em beneficio à sociedade, por meio do desenvolvimento econômico e social”, declarou ele, que é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ainda em tramitação na Casa, que aumenta o percentual de investimentos em Ciência e Tecnologia, de 1% para 2%, vindos da arrecadação tributária.

De acordo com o deputado, o investimento em ciência promove o desenvolvimento do Estado. “Por isso, a Assembleia precisa apoiar e ser mais uma voz em defesa da ciência e tecnologia, para que o poder público invista mais na área, para dizermos que aqui é Brasil, que tem perspectivas, que tem riquezas naturais e potencialidades. Precisamos investir para transformar e inovar”, disse.

           src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/aspas-diretores.jpg

Além de Maria Olívia Simão e Odenildo Sena, compuseram a mesa da Aleam a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales; o pró-reitor de Administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marcos André Estácio; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luís Val; o diretor-presidente da Fundação Alfredo da Mata (Fuam), Carlos Chirano; o diretor-presidente do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus (CT-PIM), Admilton Salazar; e o diretor-presidente da Fundação Hemoam, Nelson Fraiji.

A sessão especial contou com um público expressivo, com destaque para os representantes de instituições ligadas à ciência e tecnologia, como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Medicina Tropical (TMT) e Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

   src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/aspas_2(1).jpg

Fotos: Ricardo Oliveira/Ag. FAPEAM

Denison Silvan – Agência FAPEAM

Com informações de Cristiane Silveira

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *