Aluna do Paic alcança 2º lugar em seleção de mestrado na UFRJ
27/12/2011 – Mariana Marques de Oliveira, 22, concluiu, há seis meses, o curso de graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e já conseguiu uma vaga no curso de Mestrado em Letras Vernáculas, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde alcançou o segundo lugar.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O processo de seleção foi nacional e teve 24 inscritos para concorrer a dez vagas. Somente seis candidatos foram aprovados depois de realizar três exames. “Como uma graduada eu não esperava conseguir aprovação em um curso de mestrado assim tão cedo. Eu estava preparada para tentar várias seleções e, para isso, estava estudando muito. Essa é uma grande vitória e devo parte dela aos professores da UEA que sempre me incentivaram a seguir a carreira acadêmica”, conta Mariana, que também foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), durante o curso de graduação em Letras.
Mariana disse que conheceu esse curso de mestrado enquanto era bolsista na FAPEAM. “Enquanto executávamos as pesquisas tínhamos contatos com vários professores de fora do Amazonas e sobre diversos assuntos pouco comuns por aqui, como Letras Vernáculas. Foi nesse período que eu ‘tomei gosto’ por esse mestrado”.
O curso de mestrado em Letras Vernáculas aborda a literatura de todos os países onde se fala português e tem duração de 24 meses, com início previsto para março de 2012. Apesar de ficar no segundo lugar da seleção, Mariana ainda aguarda resposta sobre uma possível bolsa de estudos na UFRJ.
Sobre o Paic
O Programa de Apoio à Iniciação Científica consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Fonte: UEA