Alunos aprendem matemática brincando no 3º Espiral da Ciência
08/10/2013 – Quem tem medo de matemática nem imagina o quanto ela é necessária no dia a dia. Os conceitos dessa disciplina são aplicados, por exemplo, na área da computação. É o que mostra o projeto ‘Computação desplugada – ensinando computação sem computadores’ apresentado na 3ª edição do projeto Espiral da Ciência, atividade que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O evento contou com a participação de estudantes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que, por meio de brincadeiras, ensinaram conceitos básicos da computação aos alunos, tais como números binários, representação de imagens, linguagens de programação, entre outros.
De acordo com a coordenadora do PCE, Maria de Fátima Vieira Nowak, o principal objetivo do projeto Espiral da Ciência é promover o encontro entre os cientistas e os alunos dos ensinos Fundamental e Médio. “Fiquei muito surpresa. Na faculdade, tive muita dificuldade com uma disciplina chamada Cálculo 2. Acabei de ver um menino do Ensino Fundamental me dando uma aula de Cálculo de uma forma lúdica”, relatou. Nowak ressaltou que o seu desejo é que esses encontros se repitam cada vez mais.
O Espiral da Ciência foi realizado na tarde da última sexta-feira (04), no auditório do Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Projetos do PCE
Na ocasião também foram apresentados os resultados práticos de alguns projetos do Programa Ciência na Escola (PCE) que estão sendo desenvolvidos em escolas públicas municipais e estaduais.
Uma das alunas que participaram do encontro foi a estudante do 9º ano, Andreza Queiroz, de 13 anos. “O encontro é muito interessante porque temos a oportunidade de apresentar o nosso projeto e de assistir a outros que estão sendo feitos para ajudar os alunos a aprenderam matemática brincando e, assim, perderem o medo dessa matéria”, disse.
Andreza participa de um projeto chamado ‘Reciclando, aprendendo e brincando com os jogos matemáticos’, coordenado pela professora Silly Rodrigues, na Escola Estadual Tiradentes. Segundo a professora, é de extrema importância os alunos saírem um pouco da sala de aula e aprenderem com os projetos de outras escolas. “É ótima a interação entre o Ensino Superior e o Ensino Fundamental, pois desperta a vontade de fazer ciência nos alunos. O projeto faz com que eles se sintam mais motivados a estudar”, destacou.
Próximas edições
O projeto Espiral da Ciência já teve outras duas edições neste ano. A primeira foi realizada no dia 30 de agosto com o tema ‘A língua portuguesa e suas modalidades’ e a segunda no dia 27 de setembro, com o tema ‘A Ciência e suas multidisciplinaridades’. Ambas foram realizadas no Parque Municipal do Mindu.
O próximo encontro já está marcado para o dia 13 de novembro, no auditório do Bosque da Ciência, no Inpa, Av. General Rodrigo Otávio, Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. A 4º edição contemplará os projetos de Ciências Biológicas do PCE.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pela FAPEAM, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos ensinos Fundamental, Médio ou da Educação Profissional de Jovens e Adultos, a fim de envolvê-los em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).
Luiz Guilherme Melo – Agência FAPEAM
Edição: Lourdes Moraes