Alunos da Iniciação Científica Pibic Júnior marcam presença na Fiam
O seminário “Tecnologias para um mundo melhor: Micro e Nanotecnologia, Energia Renovável e Tecnologias de Reciclagem”, que faz parte da programação da 5ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009), apresentou nesta quinta-feira (25) tecnologias inéditas a convidados e ao público que compareceram ao evento.
Dentre elas, destacou-se a pesquisa sobre robôs desenvolvidos no laboratório de Robótica Aplicada da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que este ano conta com a participação de seis alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
De acordo com o professor Marivan Gomes, do Grupo de Robótica, esses alunos, que vêm de escola pública e estão cursando o ensino médio, aprendem a usar a tecnologia e dessa forma se introduzem no mundo da engenharia.
“Assim, estimulando-os a gostar da atividade, quem sabe, futuramente eles não buscarão se profissionalizar na área”, disse, lembrando que os alunos estão no programa desde outubro e já iriam “debutar” em sua primeira competição de robôs, em plena Fiam.
Bastante entusiasmado, o estudante Afonso Ricardo da Silva, 12, explicou que uma prima o inscreveu no programa e desde então ele não perde um encontro, realizado três vezes por semana.
Afonso, que estuda na Escola Estadual Getúlio Vargas, no bairro de São Francisco, foi quem montou o robô que iria usar na competição e garante: pretende se especializar na nova tecnologia.
Para Gomes, o programa da Fapeam, além de permitir o contato de alunos da rede pública com tecnologia de ponta, ainda possibilita que eles possam ajudar em casa, com o recebimento da bolsa.
O aluno Wallace Corrêa dos Santos Júnior tem dois irmãos e fica feliz em também poder ajudar a mãe com a bolsa que recebe pelo projeto. “A bolsa me dá a possibilidade de me envolver em um projeto cheio de descobertas”, frisou.
Outras tecnologias
Além do Campeonato de Robôs, os professores trouxeram outros produtos que vêm sendo desenvolvidos pela Escola Superior de Tecnologia, como um robô móvel, com uma câmera acoplada, que foi criado para recepcionar pessoas e levá-las aonde elas desejarem dentro de uma instituição.
Outro equipamento que está sendo apresentado na Fiam é o Veículo Aéreo Não Manipulado (VANT), uma tecnologia antes utilizada apenas por militares em combate que poderá ser empregada para monitorar queimadas, gasoduto, fazer mapeamento de recursos naturais, fronteiras, entre outras.
“Ele tem capacidade de 25 quilos de carga, tem dois metros e é supereconômico, pois com um litro de combustível pode fazer quatro horas de voo”, explicou Gomes, lembrando que os produtos desenvolvidos no laboratório permitem praticar a teoria das aulas do curso de Engenharia Mecatrônica.
Sobre o Pibic Jr.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, desenvolvido pela Fapeam em parceria com o CNPq, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de ensino médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.
Leila Ronize – Agência Fapeam