Alunos descobrem os encantos do texto literário com leitura de poemas
27/10/2010 – A vontade de levar os alunos a conhecer um outro mundo por meio da prática da leitura estimulou a pesquisadora Zilma Ramos da Silva a criar um projeto para incentivar o hábito literário e a capacidade de criar ou recriar poemas.
Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), via Programa Ciência na Escola (PCE), o projeto “De verso em verso…o encanto: as leituras e as escritas poéticas dos alunos do 6º ano da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo”, vem sendo realizado, desde julho deste ano.
De acordo com a professora, a ideia da pesquisa é analisar os processos de recepção da leitura do texto poético e de sua reelaboração escrita, tendo como referência a intertextualidade. “Queremos incentivar a prática da leitura do texto literário e, em particular, do texto poético. Além da leitura, buscamos contribuir para que o aluno sinta-se capaz de ser um autor de textos ao recriar ou criar seus poemas”, enfatizou.
Nos primeiros meses, o trabalho foi elaborado a partir de coletâneas organizadas pelos monitores sob a orientação da coordenadora, utilizando dezenas de recortes de poemas constantes em coleções de livros didáticos, fora de uso, poemas avulsos, soltos, sem uma organização prévia, mas selecionados com cuidado e também colhidos de buscas na internet.
O acervo da biblioteca da escola, localizada na Colônia Terra Nova, na zona norte de Manaus, também é utilizado, embora as obras de poesia infanto-juvenil sejam restritas, conforme informou a pesquisadora.
Com a liberação dos recursos, no valor aproximado de R$ 4,8 mil, a coordenação do projeto comprará livros exclusivos para a execução do trabalho. “Podemos dizer, com toda certeza, independente de qualquer obstáculo ou dificuldade, que vale à pena a prática da pesquisa em sala de aula, já que a cada encontro observamos o interesse e o entusiasmo dos alunos pelas leituras dos poemas”, destacou.
O progresso dos estudantes na escrita e na vontade de ler é notável, de acordo com a observação da professora. “Eles ficam livres para escrever, se quiserem. Vale ressaltar que a cada encontro organizamos uma dinâmica, priorizando a leitura ou a escrita. Nossos alunos têm o privilégio de se deliciarem com poemas clássicos e contemporâneos, do soneto ao haikai”, frisou Silva.
Na segunda quinzena de novembro, os resultados do projeto serão apresentados aos alunos e no entorno da escola.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Alessandra Leite – Agência Fapeam