Alunos do Ensino Médio usam o teatro como forma de aprendizado


05/12/2011 – Um projeto coordenado pela professora de artes Aldecimara Miranda vê no teatro uma oportunidade para promover a compreensão daquelas matérias tidas pelos estudantes como ‘chatas’. Com o tema ‘O uso do teatro no cotidiano escolar, contando histórias, educando com arte’, um grupo de estudantes da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) conseguiu unir arte e educação.

O grupo é composto por quatro alunos: Jonas Junior, Mariana Santos, Paula Evelly da Silva e Camilla Vieira, eles apresentaram o resultado durante a Feira Tecnológica da Fundação realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM/CNPq), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr).

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Professores e diretores perceberam que a distração escolar vem crescendo gradativamente nas escolas públicas e particulares. Para a estudante Mariana Rocha, a maior vilã ainda é a matéria de matemática. “Tem certas matérias que alguns alunos sentem dificuldades, eu mesmo tenho dificuldades em matemática assim como outros estudantes, então nós pensamos em usar a arte e o teatro no cotidiano para ajudar na compreensão da matéria”, ressaltou.

As estudantes desenvolveram roteiros e vídeos sobre as atividades debatidas em sala de aula. Diversos assuntos foram abordados, entre eles o meio ambiente, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), história do Amazonas e ditadura militar. Durante o ano de 2011, os estudantes juntaram os roteiros e criaram um livro contando as histórias feitas a partir do momento em que o teatro passou a interessar alunos e professores.

“As aulas ficaram mais interessantes e já deram resultados positivos, pois as notas baixas melhoraram, isso mostra que o projeto tem dado certo”, destacou Mariana Rocha.

Sobre o Pibic Jr.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior destina-se à concessão de bolsas a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio ou de educação profissional, regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas localizadas no Estado do Amazonas para desenvolvimento de atividades vinculadas à iniciação científica ou tecnológica, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais dos ensinos Fundamental e Médio para as áreas de ciências.

Redação: Rafaela Vieira

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

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