Alunos do Ifam irão representar o Amazonas em Jornada de Foguetes


28/10/2013  – Cinco alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Amazonas (Ifam), campus Presidente Figueiredo, irão representar o Amazonas na V Jornada de Foguetes, que será realizada na cidade de Barra do Piraí (RJ). Coordenado pela equipe nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o evento começa na próxima quinta-feira (31) e se encerra no domingo (3/11).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Com o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio de passagens aéreas, a equipe apresentará um foguete movido a partir da mistura química de ácido acético (vinagre) e bicarbonato de sódio que alcança uma distância horizontal de 165m. Além de elaborarem os foguetes, os estudantes terão que construir a base de lançamento. O trabalho será apresentado pelos estudantes do curso técnico de Mecânica do Ifam: Ana Karolina Gaia de Souza, Madson Victor Caranha Junior, Breno Porto dos Santos, Erick Jhonson Silva, Simon Silas de Souza Cunha e Ramon Guimaraes da Silva, sob a coordenação do professor Josiel da Cunha Silva.  

Alunos_CPRF_Foguete

Os alunos são do curso técnico de Mecânica (Ifam/Presidente Figueiredo). (Foto: Divulgação).

Conforme Silva, a participação na Jornada é importante porque propicia aos alunos a possibilidade de trocar informações sobre a construção e o desenvolvimento de foguetes de garrafas PET, em que conhecimentos de Física, Química, Matemática e Geografia, além de outras áreas do conhecimento, estão inseridos.

“Ao construírem os foguetes os alunos desenvolvem habilidades como: trabalho em equipe, desenvolvimento de hipóteses para a solução de problemas encontrados desde a fase inicial da atividade até a etapa nacional. Eles também poderão assistir palestras e oficinas voltadas às Ciências Espaciais, com a presença do Astronauta Brasileiro Marcos Pontes”, ressaltou.

Mestre em Climatologia da Amazônia (Física do Clima) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o professor de Física disse que o evento, assim como outras Olimpíadas do Conhecimento, é enriquecedor e transformador, pois ajuda na formação e no desenvolvimento cognitivo dos alunos pelo simples, mas não simplório, método científico de construção de seus respectivos foguetes.

 

Luís Mansuêto – Agência FAPEAM