Alunos do PCE realizam levantamento arqueológico em Manaus
26/04/2011 – Preservar e conhecer a história do homem amazônico que habitou a região onde está localizada a capital do Amazonas, durante o período pré-colombiano, foi o objetivo de um grupo de seis estudantes da Escola Estadual Balbina Mestrinho, em Manaus, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Intitulada ‘Patrimônio e Ambiente: a Arqueologia revendo o passado pré-colonial de Manaus’, a pesquisa é inédita na rede pública de ensino. O coordenador do estudo, professor Carlos Augusto da Silva, procurou estimular os alunos na compreensão de uma época anterior à chegada do homem ‘branco’ na Amazônia. “Devido a alguns fatores como o desmatamento com fins econômicos, o desrespeito e a agressão ao patrimônio arqueológico ainda são comuns”, afirmou.
Quantidade de sítios arqueológicos é expressiva
Silva afirmou que já foram identificados cerca de 80 sítios arqueológicos, no entanto, o desconhecimento da maior parte da população facilita a perda das peças encontradas, possibilitando a recuperação de apenas poucas coleções.
Um exemplo é a área do rio Tarumã-Açu, na comunidade Agrovila Amazonino, no qual se pode afirmar que ali se encontra um grande sítio arqueológico. “O fascinante é que houve interesse dos comunitários em preservar esse patrimônio. Todo o acervo encontrado é guardado em uma escola da comunidade”, explicou.
Após levantamento de dados, etapa seguinte foi discussão
De acordo com o professor, foi realizado o levantamento dos acervos abrigados nos museus de Manaus e em coleções particulares como as encontradas no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da visita ao sítio arqueológico do ‘Japiim’. Os estudantes puderam também presenciar as urnas funerárias encontradas na Praça D. Pedro II, que fica em uma área central de Manaus.
Depois de seis meses de trabalho, o professor realizou debates entre os alunos para conhecer os resultados. “Pesquisar na área das ciências humanas requer habilidades e cuidados especiais, em razão de vários fatores. Entretanto, o ineditismo e o entusiasmo foram os principais itens para a realização do projeto” explicou.
FAPEAM é a grande incentivadora dos jovens na iniciação científica
Para Silva, a FAPEAM é uma instituição que vem contribuindo para formação de uma geração de novos cientistas, principalmente, ao estimular alunos dos ensinos Fundamental e Médio na iniciação em pesquisa científica.
Saiba mais sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Foto 2: Ricardo Oliveira
Sebastião Alves – Agência FAPEAM