Alunos do Pró-Engenharias e RH-TI visitam obras da Arena da Amazônia


29/04/2013 – No Ensino Médio, os estudantes encaram o desafio de escolher qual profissão seguir ao ingressarem nas universidades. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) tem iniciativas que ajudam esses alunos a terem seu interesse estimulado para duas áreas estratégicas: Engenharias e Tecnologia da Informação.

No domingo (28/04), os bolsistas do  Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) visitaram as obras da Arena da Amazônia. A iniciativa teve o objetivo de aproximá-los da Engenharia na prática.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Na visita,  os alunos participaram de uma palestra sobre a candidatura de Manaus para sediar a Copa de 2014. No canteiro de obras, eles também receberam instruções de segurança.

Presente na visita, a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, destacou a participação dos estudantes. "É um momento de motivação para os jovens que sonham em cursar uma faculdade na área de Ciências Exatas, pois esta é uma obra de vanguarda e concentra o que há de mais moderno em tecnologia", analisou Maria Olívia Simão.

    src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/arena2.jpg

Segundo o assessor da presidência da FAPEAM, Edilson Soares, os programas estimulam  estudantes do Ensino Médio (a partir do segundo ano) a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de tecnologia da informação e engenharias, por intermédio de atividades orientadas. Soares explicou que os alunos foram selecionados pelo bom desempenho escolar nas disciplinas relativas à área de Ciências Exatas, como matemática e física.

"A ideia é fazer um acompanhamento desde o Ensino Médio, incentivando os alunos a disputar vaga em universidades públicas, onde a concorrência é acirrada. Depois do ingresso no Ensino Superior, apoiamos com bolsa de iniciação científica durante o primeiro ano, considerado uma fase crítica, em que há muita desistência", frisou Soares.

     /

O secretário executivo-adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Eduardo Taveira, destacou a importância dos programas. "Os programas de apoio aos estudantes desenvolvidos pela FAPEAM e Seduc (Secretaria Estadual de Educação) são imprescindíveis para consolidar a vocação desses jovens, pois os ajudam a pensar o Brasil de maneira científica e os fazem refletir o quanto a ciência impacta na vida das pessoas", afirmouTaveira.

Sobre o RH-TI

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) visa estimular estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de TI, por meio de atividades orientadas, executadas em escolas das redes públicas estaduais de ensino sediadas nos Estados da Amazônia Ocidental.

Sobre o Pró-Engenharias

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias), visa fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área, por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.

 

Sobre o RH-TI

Estimular estudantes, a partir do segundo ano do ensino médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de TI, por meio de atividades orientadas, executadas em escolas das redes públicas estaduais de ensino sediadas nos Estados da Amazônia Ocidental, que ofereçam suporte e infraestrutura às atividades previstas neste Edital.

/

 

Denison Silvan, Sigrid Avelino, Manoela Moura – Agência FAPEAM
Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *