Ex-alunos dos Programas RH-TI e Pró-Engenharias recebem notebooks por aprovação em universidades públicas

Alunos estudam as disciplinas de Matemática, Física, Química, Português, Filosofia, Inglês e Informática. (Foto: Divulgação)
Um grupo de 27 ex-alunos, oriundos dos Programas Estratégicos de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharia e em Tecnologia da Informação no Amazonas (Pró-Engenharias e RH-TI), irá receber notebooks de última geração por ter sido aprovado em cursos de graduação nas áreas de Engenharias e Tecnologia da Informação em universidades públicas do Amazonas. A solenidade de entrega será nesta sexta-feira (28), às 14h, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os Programas são iniciativas do governo do Estado, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e realizados em parceria com as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM) e de Educação (Seduc/AM).
A nova edição dos Programas funcionam no contra turno da escola e atendem 200 alunos. Pela manhã, eles estudam as disciplinas comuns; à tarde, têm aulas de Matemática, Física, Química, Português, Filosofia, Inglês e Informática, além de aulas práticas e visitas técnicas.
Conforme o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordenador do RH-TI, Ruiter Caldas, os alunos serão premiados com os notebooks por terem sido aprovados em áreas específicas dos Programas (Engenharias Elétrica, Naval, Produção e Mecânica, Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, por exemplo). Foram 11 alunos do RH-TI e 16 do Pró-Engenharias. Ele salientou, todavia, que, ao todo, 71 estudantes estão fazendo graduação nas mais diversas áreas. “Caso os estudantes prossigam na carreira acadêmica (mestrado e doutorado), a FAPEAM também garante as bolsas de estudos”.
Os alunos contemplados são da primeira turma (2012), um programa piloto que funcionou no IEA. Foram investidos cerca de R$ 38 mil na compra dos notebooks. Ao todo, a FAPEAM destinou R$ 360 mil à aquisição de equipamentos (notebooks, impressoras, projetores e materiais de expediente) para o funcionamento dos Programas, com ciclo de duração de 24 meses cada.
Para Caldas, ingressar em uma universidade nas áreas específicas dos Programas demonstra o sucesso que a ação está alcançando. Ele disse que a ação é essencial para quem cursa as Ciências Exatas. “A maioria não tem condições de comprar notebooks, por serem de escolas públicas. Com equipamentos modernos, poderão competir de igual para igual com os outros colegas. Os equipamentos serão úteis na realização de trabalhos, pesquisas e desenvolvimento de projetos. Compramos o que há de mais moderno”.
Estudante do 2º período de Sistemas de Informação da Ufam, Gabriel Gusmão da Costa, 18 anos, será um dos contemplados com um notebook. Ele contou que participou do RH-TI de 2012 a 2013 como o primeiro pela Escola Senador João Bosco Ramos de Lima, no bairro Cidade Nova. Costa optou por continuar os estudos na Escola Estadual, no bairro Centro, por essa ser mais acessível em termos de distância.
Segundo Costa, foi um período de intenso aprendizado, uma vez que as atividades funcionavam como preparatório para o vestibular. Para ele, tudo valeu a pena. “Fui aprovado na Ufam em Sistemas de Informação e na UEA em Análise de Desenvolvimento de Sistemas. O programa é ótimo, contribuiu para a escolha da minha carreira. Mas os alunos precisam se dedicar e levar a sério até o final”, frisou.
Luís Mansuêto – Agência FAPEAM