Alunos e professores amazonenses participam de intercâmbio em São Paulo


Diretora Maria Olívia Simão ladeada pelos estudantes. (Foto: Denison Silvan)

Diretora Maria Olívia Simão ladeada pelos estudantes. (Foto: Denison Silvan)

29/11/2013 – Uma visita técnica motivacional. Assim pode ser definida a ida de seis estudantes amazonenses do terceiro ano do Ensino Médio ao Estado de São Paulo, realizada no período de 25 a 28 de novembro, oportunidade singular oferecida pelo Governo do Amazonas a esses jovens promissores, que se destacam por sua dedicação à área de ciências exatas. São eles Endriu Nunes, Christian de Deus da Cruz, Rosa Fernandes, Isabela Apoema e Aline Araújo, todos com 17 anos, e Yan Imbiriba, com 18. Eles são protagonistas de duas ações inovadoras chamadas Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Grupo no hall do INPE.(Foto: Denison Silvan)

Grupo no hall do INPE.(Foto: Denison Silvan)

Os dois programas são iniciativas do Governo do Estado que envolvem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) – que financia a maior parte dos recursos destinados aos programas com a cooperação financeira da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – e também as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM). Atualmente, os programas contam com 80 alunos, selecionados de diversas escolas estaduais sediadas em Manaus, sendo metade desse total direcionada para a área de Engenharias e a outra para a de Tecnologia da Informação.

Grupo de estudantes diante da maquete do Laboratório de Integração e Teses - LIT(Foto: Denison Silvan)

Grupo de estudantes diante da maquete do Laboratório de Integração e Teses – LIT(Foto: Denison Silvan)

A visita a São Paulo, considerado como um dos maiores centros de difusão e produção de ciência, tecnologia e inovação da América Latina, começou na segunda-feira (25), com a ida do grupo, formado por 17 pessoas, ao Aquário de São Paulo, o maior oceanário da América do Sul, contando com mais de 1 milhão de litros de água do mar. No dia seguinte (26), pela manhã, o grupo, liderado pelos coordenadores dos programas, Ruiter Caldas (RH-TI) e Disney Douglas Oliveira (Pró-Engenharias), que incluiu professores da rede estadual participantes dos programas e o assessor da Presidência da FAPEAM, Edilson Soares, visitou o Catavento Espaço Cultural da Ciência, um lugar especialmente planejado para apresentar a jovens e adultos, de forma lúdica e interativa, aspectos interessantes de diversas áreas científicas e culturais, o que, de fato, contribuiu para o desenvolvimento científico e sociocultural dos visitantes.

Pela parte da tarde, o grupo visitou o Museu da Língua Portuguesa, localizado no mesmo prédio da Estação da Luz. O museu é uma iniciativa do governo paulista para oferecer aos visitantes um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura brasileira, onde seja possível surpreender os visitantes com aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos da língua materna.

Diretora Maria Olívia Simão com Juliana Cané, do Inpe. (Foto Denison Silvan)

Diretora Maria Olívia Simão com Juliana Cané, do Inpe. (Foto Denison Silvan)

Na quarta-feira (27), já com a presença da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o grupo se dirigiu ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado no município de São José dos Campos, próximo à capital paulista, sendo recepcionado por Juliana Cané, responsável pelo Circuito de Visitas do Laboratório de Integração e Testes (Lit). Criado em 1961, o Inpe é um centro de referência mundial na produção de ciência, tecnologia e inovação nas áreas espacial e do ambiente terrestre. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o instituto atualmente desenvolve projetos em parceria com a iniciativa privada, ampliando, assim, sua área de atuação. Finalizando a visita a São Paulo, o grupo participou do Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas, realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada no campus da Universidade de São Paulo (USP), outra referência mundial da ciência, tecnologia e inovação brasileira.

Sobre o RH-TI

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) visa a estimular estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de TI, por meio de atividades orientadas, executadas em escolas das redes públicas estaduais de ensino sediadas nos Estados da Amazônia Ocidental.

Sobre o Pró-Engenharias

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) visa a fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área, por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.

Denison Silvan – Agência Fapeam