Alunos verificam qualidade de gasolina nos postos de Tefé
15/06/2011 – Um grupo de alunos da Escola Estadual Frei André da Costa, localizada em Tefé, distante a 575 quilômetros de Manaus, desenvolve pesquisa sobre o teor do álcool etílico nos postos do município. Trata-se do projeto intitulado ‘Explorando a química da determinação do teor do álcool na gasolina nos postos do município de Tefé’, coordenado pelo professor de Química, Marcus Lúcio de Sousa, no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Por meio do PCE, os estudantes são estimulados a desenvolver pesquisas científicas básicas, transformando o conhecimento teórico em algo simples e dinâmico, possibilitando um trabalho extraclasse e uma viagem além das fronteiras do livro.
O projeto, que está em sua fase inicial, visa coletar, identificar e analisar o teor do álcool etílico (etanol) dos postos do município, por meio de pesquisa realizada pelos estudantes. “Eles irão desenvolver o senso crítico e os seus direitos de consumidor, ou seja, estarão praticando a cidadania, mostrando dados referentes à qualidade da gasolina vendida no município de Tefé, onde qualquer pessoa pode pedir para os postos fazerem o teste de qualidade da gasolina, só que muitas pessoas desconhecem o direito que têm”, explicou o professor.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com o professor, essa pesquisa é de grande importância devido à grande quantidade de motocicletas e carros que trafegam no município e também por se tratar de uma cidade-polo do interior, situada em uma região estratégica, onde o uso da gasolina se estende a outros municípios e aos ribeirinhos que utilizam o combustível em suas embarcações (catraias).
Sousa afirmou também que os alunos participarão de todas as fases do processo, desde a pesquisa bibliográfica, coleta das amostras, análises e divulgação dos resultados para a sociedade. “A FAPEAM tem um papel fundamental nesse processo, já que apoia financeiramente os projetos e é um grande estimulo tanto para o professor quanto para os alunos que estão iniciando a vida de pesquisador”, frisou.
Etapas da pesquisa
O projeto teve início neste mês e será conduzido até dezembro de 2011. Segundo Sousa, será feita a coleta de amostra de gasolinas nos postos de combustível, onde cada posto receberá uma numeração (identificação). “Será feita a análise do teor de álcool etílico (etanol) para verificar se eles (os postos) estão obedecendo às normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e os resultados serão socializados com a comunidade na forma de seminários apresentados na própria escola localizada no centro do município de Tefé”, explicou.
Ideia surgiu das reclamações da população
De acordo com o professor, a ideia de pesquisar a qualidade da gasolina nos postos da cidade surgiu a partir de reclamações constantes por partes da população sobre a gasolina consumida pelos veículos que trafegam pelas ruas do município. “Foi conversando com mototaxistas (maioria na cidade) que eles informaram sobre a qualidade duvidosa dos combustíveis. Em alguns casos, quando abasteciam em determinados postos de combustível, as motos ficavam falhando, e ficava a dúvida se aquela gasolina era adulterada”, destacou.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola é um programa voltado a apoiar a participação de professores e estudantes dos ensinos Fundamental, Médio ou da Educação Profissional de Jovens e Adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.
Redação: Valdir Torres
Edição: Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM



























