Amazonas conquista quatro vagas para o Prêmio Finep 2010 Nacional
10/11/10 – As empresas Pharmacos, nas categorias Gestão da Inovação e Pequenas Empresas, Certi Amazônia, na categoria Instituição Científica e Tecnológica e a Escola de Lutheria, na categoria Tecnologia Social, foram as grandes vencedoras dos primeiros lugares do Prêmio Finep 2010 – Região Norte.
A cerimônia de premiação, com a entrega dos troféus aos primeiros, segundos e terceiros colocados aconteceu na terça-feira (9/11), no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo da Fieam, em Manaus.
Onze empresas amazonenses e uma concorrente do Estado do Pará estiveram no topo da disputa, entre os finalistas da edição regional da premiação, concedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
As empresas Agrocon Indústria e Serviços Agroambientais Ltda., com o projeto da Cerâmica Vegetal do Brasil, iniciado há dois anos, a Fabriq Informática, fábrica de software pioneira no mercado na Região Norte e a Pharmacos Cosméticos Ltda. contam com financiamento do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção) por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan) e Finep.
Para o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz, que veio a Manaus especialmente para a cerimônia, a Região Norte é estrategicamente privilegiada, pois a importância da Finep atuar nesta região é significativa visto que o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) tem intensificado os esforços no sentido de desenvolver ainda mais as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).
“O nível e a qualidade dos projetos do Estado do Amazonas no Prêmio Finep têm sido virtuosos no sentido de aliar a inovação e a sustentabilidade, o que faz o diferencial para a região. Isso se reflete na quantidade de projetos, que cresce a cada ano. Certamente, isso gera uma grande satisfação para todos que gerenciam a Ciência e a Tecnologia na região”, destacou.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas e diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Teixeira Sena, o resultado da premiação trouxe o sentimento de satisfação em poder presenciar as consequências do que vem acontecendo no Amazonas, desde 2003.
“Se hoje tivemos aqui onze concorrentes do Estado do Amazonas, muitos com investimentos da FAPEAM, isso demonstra que a nossa competitividade está aumentando e com uma velocidade grande. Este dado reflete a importância da concretização da cultura dos investimentos em C,T&I que se instalou no Amazonas. Nenhum Estado ganha competitividade ou se torna um grande Estado sem investimentos nesta área”, afirmou.
Vencedor
Para o representante da Empresa Pharmacos da Amazônia, Schubert Pinto Júnior, a empresa amazonense que conta com financiamento do Pappe Subvenção e que levou os troféus de Pequenas Empresas e Gestão da Inovação, os prêmios recebidos representam o trabalho de um ano inteiro, tanto da empresa quanto dos parceiros essenciais para o desenvolvimento de produtos inovadores.
“A expectativa agora fica por conta da participação na edição nacional da premiação, que é muito concorrida, mas que vamos participar partindo pra cima e tentando trazer para o Amazonas esse prêmio nacional, o que até hoje não aconteceu”, disse.
Shubert Junior também destacou a importância dos investimentos em projetos por meio dos programas da Finep e FAPEAM, o que considera fundamental para que não só a Pharmacos, mas outras empresas locais também tenham tido chances de investir em novas ideias e criar produtos inovadores.
Os primeiros colocados de cada categoria nas etapas regionais vão disputar o Prêmio Nacional, que será entregue no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 29 de novembro. Os vencedores regionais receberão recursos do programa de Subvenção Econômica, que variam de R$ 120 mil a R$ 1 milhão, dependendo da categoria premiada. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Lista e ordem dos premiados em 2010
Categoria: Tecnologia Social
1º Lugar – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (AM)
2º Lugar – Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (PA)
3º Lugar – Associação Organização Não Governamental Nymuendaju (AM)
Categoria: Pequena Empresa
1º Lugar – Pharmacos e Cosméticos Ltda. (AM)
2º Lugar – Bombons Finos da Amazônia (AM)
3º Lugar – Agrocon Indústria e Serviços Agroambientais Ltda. (AM)
Categoria – Instituição Científica e Tecnológica
1º Lugar – Instituto CERTI Amazônia (AM)
2º Lugar – Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI (AM)
3º Lugar – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –Inpa (AM)
Categoria: Gestão da Inovação
1º Lugar – Pharmacos (AM)
2º Lugar – FabriQ Informática (AM)
3º Lugar – Ana Maria Reis Vieira (Bombons Finos da Amazônia) (AM)
Confira o perfil das empresas premiadas, clique aqui.
Foto 1: O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz, durante seu discurso. (Foto: Ulysses Varela)
Foto 2: Odenildo Sena durante cerimônia do prêmio. (Foto: Ulysses Varela)
Foto 3: Shubert Junior e Samara Shubert que representaram a Pharmacos na solenidade. (Foto: Ulysses Varela)
Ulysses Varela – Agência Fapeam