Amazonas conquista quatro vagas para o Prêmio Finep 2010 Nacional


10/11/10 – As empresas Pharmacos, nas categorias Gestão da Inovação e Pequenas Empresas, Certi Amazônia, na categoria Instituição Científica e Tecnológica e a Escola de Lutheria, na categoria Tecnologia Social, foram as grandes vencedoras dos primeiros lugares do Prêmio Finep 2010  – Região Norte.

A cerimônia de premiação, com a entrega dos troféus aos primeiros, segundos e terceiros colocados aconteceu na terça-feira (9/11), no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo da Fieam, em Manaus.

Onze empresas amazonenses e uma concorrente do Estado do Pará estiveram no topo da disputa, entre os finalistas da edição regional da premiação, concedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

As empresas Agrocon Indústria e Serviços Agroambientais Ltda., com o projeto da Cerâmica Vegetal do Brasil, iniciado há dois anos, a Fabriq Informática, fábrica de software pioneira no mercado na Região Norte e a Pharmacos Cosméticos Ltda. contam com financiamento do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção) por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan) e Finep.

/Para o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz, que veio a Manaus especialmente para a cerimônia, a Região Norte é estrategicamente privilegiada, pois a importância da Finep atuar nesta região é significativa visto que o Ministério da Ciência e Tecnologia  (MCT) tem intensificado os esforços no sentido de desenvolver ainda mais as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).

“O nível e a qualidade dos projetos do Estado do Amazonas no Prêmio Finep têm sido virtuosos no sentido de aliar a inovação e a sustentabilidade, o que faz o diferencial para a região. Isso se reflete na quantidade de projetos, que cresce a cada ano. Certamente, isso gera uma grande satisfação para todos que gerenciam a Ciência e a Tecnologia na região”, destacou.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas e diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Teixeira Sena, o resultado da premiação trouxe o sentimento de satisfação em poder presenciar as consequências do que vem acontecendo no Amazonas, desde 2003.

/“Se hoje tivemos aqui onze concorrentes do Estado do Amazonas, muitos com investimentos da FAPEAM, isso demonstra que a nossa competitividade está aumentando e com uma velocidade grande. Este dado reflete a importância da concretização da cultura dos investimentos em C,T&I que se instalou no Amazonas. Nenhum Estado ganha competitividade ou se torna um grande Estado sem investimentos nesta área”, afirmou.


Vencedor

Para o representante da Empresa Pharmacos da Amazônia, Schubert Pinto Júnior,  a empresa amazonense que conta com financiamento do Pappe Subvenção e que levou os troféus de Pequenas Empresas e Gestão da Inovação, os prêmios recebidos representam o trabalho de um ano inteiro, tanto da empresa quanto dos parceiros essenciais para o desenvolvimento de produtos inovadores.

“A expectativa agora fica por conta da participação na edição nacional da premiação, que é muito concorrida, mas que vamos participar partindo pra cima e tentando trazer para o Amazonas esse prêmio nacional, o que até hoje não aconteceu”, disse.

/Shubert Junior também destacou a importância dos investimentos em projetos por meio dos programas da Finep e FAPEAM, o que considera fundamental para que não só a Pharmacos, mas outras empresas locais também tenham tido chances de investir em novas ideias e criar produtos inovadores.

Os primeiros colocados de cada categoria nas etapas regionais vão disputar o Prêmio Nacional, que será entregue no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 29 de novembro. Os vencedores regionais receberão recursos do programa de Subvenção Econômica, que variam de R$ 120 mil a R$ 1 milhão, dependendo da categoria premiada. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Lista e ordem dos premiados em 2010

Categoria: Tecnologia Social

1º Lugar – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (AM)
2º Lugar – Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (PA)
3º Lugar – Associação Organização Não Governamental Nymuendaju (AM)

Categoria: Pequena Empresa

1º Lugar – Pharmacos e Cosméticos Ltda. (AM)
2º Lugar – Bombons Finos da Amazônia (AM)
3º Lugar – Agrocon Indústria e Serviços Agroambientais Ltda. (AM)

Categoria – Instituição Científica e Tecnológica

1º Lugar – Instituto CERTI Amazônia (AM)
2º Lugar – Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI (AM)
3º Lugar – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –Inpa (AM)

Categoria: Gestão da Inovação

1º Lugar – Pharmacos (AM)

2º Lugar – FabriQ Informática (AM)

3º Lugar – Ana Maria Reis Vieira (Bombons Finos da Amazônia) (AM)

 

Confira o perfil das empresas premiadas, clique aqui.

 

 

Foto 1: O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz, durante seu discurso. (Foto: Ulysses Varela)
Foto 2: Odenildo Sena durante cerimônia do prêmio. (Foto: Ulysses Varela)

Foto 3: Shubert Junior e Samara Shubert que representaram a Pharmacos na solenidade. (Foto: Ulysses Varela)

Ulysses Varela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *