Amazonas conta com a 1ª enfermaria de pesquisa clínica em tuberculose do Norte
31/03/2014 – O vice-governador José Melo inaugurou, na manhã desta segunda-feira (31/03), a 1ª Enfermaria de Pesquisa Clínica (Pesclin) e Isolamento do Norte para doenças respiratórias, entre elas a tuberculose, na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). A inauguração faz parte da programação de comemoração dos 40 anos de atividades da Fundação, que contou ainda com um dia de testes rápidos de HIV/Aids e da reinauguração do auditório da instituição.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
“Em 40 anos, Deus abençoou muito este Estado. Quero agradecer a todos que trabalharam e que trabalham para melhoria da saúde no Amazonas. É desta forma, com investimentos em infraestrutura e em recursos humanos, que o Amazonas tem um sistema de saúde pública com unidades de referências para o País”, disse Melo.

“O núcleo de pesquisa da FMT fez parte de um trabalho nacional que resultou na aprovação no Sistema Único de Saúde (SUS)”, Maria Olívia. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)
De acordo com a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, a enfermaria contará com 16 leitos de isolamento que seguem as especificações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Esta enfermaria de isolamento deverá ser utilizada por todos os pacientes com doenças respiratórias infecciosas. Nela poderemos não só fazer diagnósticos como testar novas drogas”, afirmou.
A enfermaria é fruto de uma parceria para execução do Programa Temático Conjunto em Diagnóstico da Tuberculose executado entre as Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), do Rio de Janeiro (Faperj) e de Minas Gerais (Fapemig). O Governo do Estado, via FAPEAM, investiu cerca de R$ 1 milhão para dotar a enfermaria de equipamentos de alta tecnologia para diagnóstico, tratamento e pesquisa.
“Esse espaço (enfermaria) tem uma característica única no País para pesquisa clínica em tuberculose que são os estudos com o bacilo vivo. O núcleo de pesquisa da FMT fez

O vice-governador, José Melo, inaugurou a 1ª Enfermaria de Pesquisa Clínica e Isolamento do Norte (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM).
parte de um trabalho nacional que resultou na aprovação no Sistema Único de Saúde (SUS) do uso do GeneXpert para testes rápidos de tuberculose. Isso coloca o Amazonas em uma nova posição de referência nessa área, que tem como uma das características está sempre pesquisando, e melhorar na assistência”, disse a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão.
Trajetória de conquistas
Um dos idealizadores da FMT-HVD, Carlos Borborema, afirmou que, no início da trajetória da Fundação já pensava que, no futuro, o então Hospital de Moléstias Tropicais, se transformaria em uma Fundação de referência para o País. “Cada passo representa uma conquista. Formamos não só médicos, mas profissionais capacitados para assumirem as lideranças da saúde no Amazonas. Sinto-me bastante grato porque vejo, todos os dias, nossos ex-estudantes, nas lideranças da saúde”, disse.

Auditório ficou lotado durante a inauguração da 1a enfermaria de pesquisa da região Norte (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, ressaltou a trajetória da FMT-HVD e os investimentos do governo do Estado na saúde pública. Segundo ele, a Fundação foi a primeira do Estado a pensar na assistência à saúde vinculada à pesquisa e ao ensino. “A FMT também foi a primeira da região Norte a ter um ambulatório hi-tech, totalmente informatizada e os investimentos do governo do Estado são em um esforço de garantir a melhor assistência à população”, disse.
A diretora-presidenta da FMT-HVD, Graça Alecrim, informou que nos próximos 90 dias a Fundação inaugurará ainda uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica com 10 leitos, sendo dois de isolamento, um Centro para Diagnóstico de HIV/Aids e Malária, além de um novo laboratório de patologia e das novas estruturas do ambulatório.
Durante a solenidade nesta segunda-feira, Graça Alecrim agradeceu a parceira e o apoio da FAPEAM aos trabalhos realizados na FMT-HVD. “A FAPEAM é nossa parceira de primeira hora. Só tenho a agradecer por todo apoio e por acreditarem nos projetos desenvolvidos na Fundação”, disse.
Sobre a Rede Tuberculose
O Programa Temático Conjunto em Diagnóstico da Tuberculose iniciou com recursos estimados em R$ 6 milhões. O programa funciona como uma rede para o desenvolvimento de pesquisas cooperativas entre Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais, para que os esforços sejam compartilhados de forma a gerar resultados mais promissores e em um menor espaço de tempo.
Os três Estados envolvidos inicialmente no programa figuram no País entre os que mais se destacam em incidência de casos de tuberculose. Os resultados obtidos a partir das pesquisas desenvolvidas serão aplicados em todo o território nacional beneficiando toda a sociedade.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM